ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Falta de estrutura prejudica atendimento na Unidade de Saúde da Família S. Joaquim

Uma série de irregularidades e falta de condições trabalhistas foi encontrada durante uma visita técnica realizada hoje, 25, pelo Sindicato dos médicos à Unidade Saúde da Família São Joaquim. A falta de estrutura e de materiais para trabalhar no local foram os principais problemas encontrados.

Durante vistoria, foi constatado que três equipes de Estratégia Saúde da Família funcionam no local, com apenas um enfermeiro (quando a portaria prevê um enfermeiro por equipe), três médicos, três técnicos de enfermagem, dois administradores e 13 agentes comunitários de saúde (quando a portaria prevê dez agentes por equipe).

04ded5a2ebd7b01d4832403fc7afb9a4A Unidade de Saúde funciona em uma casa alugada, sem placa de identificação, com móveis deteriorados e o medo de assaltos no local é constante, uma vez que esta unidade de saúde não possui guarda municipal.

A visita realizada pelos diretores do Sindmepa João Gouveia e Wilson Machado, também identificou que os consultórios   – dois de medicina e um de enfermagem – funcionam com ventiladores comprados pelos profissionais de saúde e que na sala de acolhimento do local – única climatizada – funciona uma farmácia com remédios de amostra grátis, abastecida pelos próprios médicos. Sem contar que o local não dispõe de cota de medicamentos da atenção básica.

296036ff19bc520e5e325ffcfa453a5b2859783afd71f6bbe85c582cd85cd252

Apesar de existir geladeira na unidade, foi constatado que o serviço de vacinação e o teste do pezinho não funcionam, comprometendo a saúde e o bem estar da população. Entre outras inúmeras dificuldades, os médicos ainda precisam lidar com a falta de formalização do vínculo empregatício e, com isso, a não garantia dos seus direitos trabalhistas, conforme previsto em lei.

Para os diretores que realizaram a vistoria, existe uma evidente falta de condições de trabalho na Unidade de Saúde da Família São Joaquim, identificadas através do móveis deteriorados, os equipamentos que não são suficientes para toda a equipe, a precária infraestrutura em relação aos exames laboratoriais, entre outros exemplos que mostram à população que ainda falta muito para este local ser considerado uma unidade de saúde.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que