qua

abr 17, 2024

qua

abr 17, 2024

Novo titular da saúde de Ananindeua recebe sindicato

Membros da diretoria do Sindmepa reuniram-se nesta segunda-feira com o secretário municipal de Saúde de Ananindeua, Paulo S. J. Trindade Campos para a retomada de encaminhamentos em relação ao acordo firmado no ano passado entre a categoria e o prefeito Manoel Pioneiro. Foram discutidos doze pontos do acordo e marcada uma nova reunião para o próximo dia 02 de março.

Condições de trabalho nas UPAs; manutenção das equipes de trabalho; estudo para redução do prazo de pagamento; valor atualizado dos plantões; retaguarda hospitalar; segurança; e repouso médico da UPA 3 estiveram entre os itens em discussão.

O novo secretário de saúde do município disse que vai se empenhar para atender as demandas da categoria. No que se refere ao estudo para reduzir prazo de pagamento, os médicos querem que caia do dia 25 para o dia 10 de cada mês; quanto à segurança depende de outras esferas de poder, mas a prefeitura tem conversado com o Estado para melhorar a segurança em áreas consideradas críticas e onde médicos trabalham em constante risco de assaltos. Quanto ao repouso médico da UPA 3, o secretário disse que pedirá um estudo para a equipe técnica da Prefeitura.

O valor dos plantões médicos já foi atualizado para R$ 1.080 reais e a melhoria da remuneração dos médicos efetivos deverá ser tema de uma conversa entre o secretário e a Procuradoria do município e o prefeito Manoel Pioneiro.

O encontro com o secretário de saúde foi um desdobramento de uma audiência realizada no ano passado com o prefeito Manoel Pioneiro, após paralisação dos médicos da UPA da Cidade Nova, no início de novembro, por melhores condições de trabalho. O diálogo foi saudado pelo sindicato: “Não houve retaliação; não houve redução do quadro; e os médicos tiveram reajuste dos plantões, o que só reforça que o diálogo é o melhor caminho para evitarmos maiores prejuízos para todos”, resumiu o diretor João Gouveia, que participou da audiência junto com os diretores Wilson Machado e Emanuel Resque Oliveira.