abr 19, 2024

abr 19, 2024

Mortalidade materno-infantil é discutida no Sindmepa

Com o objetivo de discutir as estratégias para redução da mortalidade materna e infantil, aconteceu hoje, 10, no Sindmepa, uma reunião do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Infantil.

Além de discutir táticas para reduzir os índices destes tipos de mortes com diversas entidades médicas, universidades e população em geral, o Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Infantil visa investigar os óbitos das gestantes e bebês nos locais de suas ocorrências, realizado pelas comissões hospitalares, sistemas de vigilância do óbito no município e núcleo de epidemiologia da Sespa.

Durante a reunião o ex-secretário de saúde Hélio Franco, afirmou que em 2013 foram 106 mortes maternas e infantis identificadas no Estado do Pará. Já em 2014, foram registradas 96 mortes. O ex-secretário explicou ainda que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 95% das mortes maternas e infantis poderiam ser evitadas, ou seja, existe uma série de problemas de saúde que poderiam ser tratados durante a gravidez caso fossem identificados.

Nesse sentido, a comissão também visa discutir com as entidades médicas a respeito da importância do pré-natal, da realização do relatório da paciente durante este período, assim como investigar a causa dos óbitos, para prevenir possíveis outros casos.

O Sindmepa faz parte da comissão e se disponibiliza a discutir e evitar novos casos de mortes materna e infantil.