qui

qui

fev 29, 2024

Rosângela Brandão é a nova presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará

A médica pneumologista Rosângela Brandão Monteiro é a nova presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. A assinatura simbólica do termo de posse aconteceu nesta segunda, 2, no prédio da instituição e contou com a presença de servidores, autoridades e convidados.

Durante o evento, foi anunciado que já estão disponíveis os recursos para a reforma do prédio mais antigo da fundação e que o local será reestruturado para abrigar a Fundação de Ensino e Pesquisa do Pará. “A Santa Casa é um hospital escola, reconhecido em portaria dos ministérios da Saúde e da Educação. Por conta disso, terá que evoluir, em busca de uma qualidade ainda maior. Este projeto vai nos dar a realização do sonho de continuar atendendo bem o paciente, com qualidade”, disse Rosangela Brandão, sobre o projeto de qualificação intenso de servidores, residentes e estagiários.

Sobre as prioridades da sua gestão, a médica afirmou que a Santa Casa tem a árdua tarefa de fazer a discussão com atores extramuros. “Como se observa, atendemos mais do que estamos designados, fugindo do perfil. O perfil do atendimento é de um paciente com gravidade maior, a média e alta complexidade. Também terei uma prioridade, que são as pessoas. Queremos as pessoas preparadas técnica e emocionalmente”, reiterou.

A diretora assistencial da Santa Casa, Norma Fonseca, apresentou durante a reunião de pose da presidente da fundação, um relatório referente ao número de atendimento que a Santa Casa alcançou nos últimos quatro anos. Ressaltando que foram mais de mais de 23 mil partos e cerca de 63 mil atendimentos. “A gestão da Santa Casa vem amadurecendo. Esse amadurecimento é notório em diversos setores, como a excelência do Banco de Leite, por exemplo. Todos querem vir para a Santa Casa, o que causa alto fluxo de atendimento na triagem obstétrica. Temos expectativas para 2015 e, entre elas, a de levar a beleza e a magnitude da Santa Casa para outras maternidades e contaminá-las de maneira positiva, para que elas possam servir de apoio para a Santa Casa”, afirmou.

O diretor do Sindicato dos Médicos João Gouveia também ressaltou a ligação entre a nova presidente da Santa Casa e o hospital. “Temos consciência da complexidade da gestão da Santa Casa, enquanto hospital de atendimento materno-infantil. A Rosangela Monteiro já conhece a instituição, pois foi funcionária daqui e já foi gestora da Santa Casa. A nossa expectativa é a melhor possível”, afirmou. “O problema da Santa Casa está na rede de atenção que precisa ser descentralizado no Estado, além dos profissionais que precisam ser valorizados com um Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR)

Fizeram parte da mesa de posse, a diretora assistencial da Santa Casa, Norma Fonseca – representando a ex-presidente da Santa Casa Ana Conceição, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Heloísa Guimarães e a mais nova presidente da Santa Casa, Rosangela Brandão. Representando o Sindmepa, estiveram presentes os diretores, João Gouveia, Wilson Machado, Lafayete Monteiro, Vilma Hutim e Emanuel Resque.

Com informações: Agência Pará