Sindmepa discute criação de Comissão Estadual de Prevenção, Redução e Tratamento dos Acidentados de Trânsito no Pará

A instituição de  uma Comissão Estadual de Prevenção, Redução e Tratamento dos Acidentados de Trânsito no Estado do Pará, foi pautada pelo Sindmepa durante a II Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde(CES), que aconteceu na última semana.

Durante a reunião, o Sindmepa explicou sobre a proposta de criação da comissão e a respeito da prevenção e redução destes acidentes, levando em consideração uma série de ações e projetos já existentes que visam reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito no Pará, entre eles: o Projeto Vida no Transito, a Lei Federal 12.760 de 20/12/2013 – que trata de penalidades por dirigir alcoolizado, entre outros.

“O Sindmepa à semelhança das comissões de escalpelamento e dos transplantados, deseja criar esta comissão para discutir um plano estadual de prevenção, redução e tratamento dos acidentados, com uma atenção maior aos acidentes de motocicletas, que em geral, são de maior proporção”, afirmou o diretor do Sindmepa João Gouveia.

Uma reunião extraordinária deve ser realizada pelo CES para a instituição da Comissão Estadual de Prevenção, Redução e Tratamento dos Acidentados de Trânsito no Pará convidando algumas entidades envolvidas, como: ministérios (Saúde, Previdência Social, Trabalho; secretarias (SESPA, SEDUC, DETRAN, SEGUP, SETRAN, etc.); as entidades (Associação Paraense de Motociclistas – ASPAMOTO, Movimento Bicicletada Belém; UFPA, UEPA, entre outros.