Sindmepa Informa – 08.03.2015

DIA DA MULHER

O Sindmepa deseja um Feliz Dia da Mulher à todas as guerreiras e batalhadoras do nosso Brasil. Desejamos que não falte saúde, motivos para sorrir e que, dia após dia, com pequenos gestos, palavras e atenções sejam construídos motivos de esperança para todos.

LUTA PELA EQUIPARAÇÃO DE SALÁRIOS

A luta dos médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Belém pela isonomia aos médicos do Programa Mais Médicos e Provab que vão trabalhar na cidade, vai se intensificar. Já que os profissionais da saúde realizam o mesmo trabalho e possuem a mesma carga horária não é justos que os salários sejam tão diferentes. A luta pela equiparação salarial também se estenderá aos médicos que trabalham pela Sesma, na urgência e emergência e ambulatórios.

PÉ DE GUERRA

Os médicos do Estratégia Saúde da Família (ESF) estão em pé de guerra com a prefeitura. Uma assembleia com os profissionais médicos do ESF está marcada para a próxima terça-feira, 10, às 19h, no Sindmepa, para deliberar sobre o movimento de greve. Entre as reinvindicações dos profissionais estão: melhores condições de trabalho; mais segurança e equiparação salarial com os médicos do Programa Mais Médicos e Provab, que virão a Belém.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

O “Protocolo de Intenções”, acordo que faz com que as entidades médicas do Cosempa (Sindmepa, CRM e Sociedade Médico-Cirúrgica) cooperem com a Câmara Municipal de Belém ao emitir parecer técnico nos projetos de lei da câmara que dizem respeito à área da saúde foi reafirmado entre as entidades médicas e o CMB durante uma audiência, na última semana, com o presidente da câmara, Orlando Reis e o colégio de líderes da casa.

COMISSÃO VISA CONTER ACIDENTES DE TRÂNSITO

A instituição de uma Comissão Estadual de Prevenção, Redução e Tratamento dos Acidentados de Trânsito no Estado do Pará, foi pautada pelo Sindmepa durante a II Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde(CES). Durante a reunião, o Sindmepa explicou sobre a proposta de criação da comissão e a respeito da prevenção e redução destes acidentes com atenção maior aos acidentes de motocicletas, que em geral, são de maior proporção. Uma reunião extraordinária sobre o tema e a constituição da comissão estadual para elaboração de um plano estadual, será realizada.

SANTA CASA SOB NOVA PRESIDÊNCIA

A médica pneumologista Rosângela Brandão Monteiro é a nova presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. A assinatura simbólica do termo de posse aconteceu no último dia 2.  Durante o evento, foi anunciado que já estão disponíveis os recursos para a reforma do prédio mais antigo da fundação e que o local será reestruturado para abrigar a Fundação de Ensino e Pesquisa do Pará. A expectativa do Sindmepa com esta nova gestão é a melhor possível desejamos há Dra. Rosangela Brandão uma profícua gestão.

SINDICALIZAÇÃO

Neste mês de março, os médicos têm mais um motivo para correr para o Sindmepa. Quem se sindicalizar até o dia 30 deste mês receberão até 55% de desconto no plano de saúde da Unimed. E tem mais, o médico tem direito ao assessoramento jurídico em geral, seja esferas da justiça cível estadual e federal, penal, trabalhista e administrativa, além de assessoria especializada na defesa de médicos junto ao CRM.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE SUCATEADAS

Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) nas Unidades Básicas de Saúde no Brasil aponta o sucateamento de 952 unidades fiscalizadas pelo órgão. Os dados mostram que 331 estabelecimentos tinham mais de 50 itens em desconformidade com o estabelecido pelas normas sanitárias, enquanto 100 apresentavam mais de 80 itens fora dos padrões. Em 38 unidades visitadas, não havia sequer consultório médico e 8% das unidades visitadas estavam sem vacinas.

REUNIÃO

A avaliação dos diretores do Sindmepa, a respeito da última reunião com o prefeito de Belém, esta reunião foi apenas uma repetição de tantas outras, com mesmas promessas e sem perspectivas práticas de melhores salários e condições de trabalho. O sindicato vai submeter os assuntos tratados aos médicos da Sesma para deliberar os encaminhamentos do movimento que visa isonomia salarial.

CONTRIBUIÇÃO

Médicos, faça já a sua contribuição sindical e mantenha em dia o seu compromisso com a sua categoria. É importante que o profissional médico entregue uma copiada guia do Imposto Sindical pago nos seus locais de trabalho, para evitar o desconto na folha salarial.