qui

fev 29, 2024

qui

fev 29, 2024

Sindmepa participa de mesa redonda com alunos de medicina

O Sindmepa participou, na última semana, de uma mesa redonda que discutiu a saúde do trabalhador, com estudantes de medicina. O debate faz parte de uma disciplina ministrada a alunos do 4º semestre de medicina da Universidade Federal do Pará e contou com a presença dos diretores Waldir Cardoso e Hilmar Tadeu, que tiveram a oportunidade de debater e expor experiências do dia-a-dia com cerca de 40 estudantes .

Hilmar Tadeu debateu o tema “A responsabilidade do empregador e trabalhador e o papel da CIST (Comissão Interinstitucional da Saúde do Trabalhador) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)”, com enfoque no trabalho médico. O diretor falou da importância do empregador registrar o médico no local de trabalho e alertou aos futuros médicos que não aceitem trabalhar sem carteira assinada.

“O papel do controle social na saúde do trabalhador e os sindicatos de classe” foi o tema debatido pelo diretor  Waldir Cardoso, que explicou aos futuros médicos sobre a importância do Controle Social para o sucesso de políticas públicas, a ação do Sindicato e os impactos na saúde do trabalhador; falou ainda sobre a importância dos futuros médicos, enquanto cidadãos, vivenciarem e participarem de organizações sociais.

Para Waldir Cardoso, disciplinas como estas, que discutem a respeito da saúde do trabalhador nos cursos de medicina, são muito importantes, pois além de estudar sobre as doenças comuns a uma comunidade, os alunos conhecem a realidade concreta vivida pela população. “Este tipo de atividade está de acordo com o novo currículo de medicina, que tem se voltado mais para as questões concretas do dia-a-dia da população”, disse.

“A participação do Sindicato durante a mesa redonda faz parte do planejamento estratégico do sindicato, que visa trabalhar junto aos estudantes de medicina para dar a eles conhecimento a respeito da existência, trabalho e importância do Sindmepa”, explica o diretor.