qui

maio 23, 2024

qui

maio 23, 2024

Sindmepa puxa debate sobre mortes por acidentes de trânsito no Pará

O Conselho Estadual de Saúde incluiu ontem como pauta extra a discussão sobre problemas de trânsito no Estado, com o objetivo de se instituir a Comissão estadual de prevenção, redução e tratamento dos acidentes de trânsito no Estado do Pará. O debate, proposto pelo Sindmepa, veio em função da análise dos últimos relatórios sobre causas de mortes no Brasil e no Pará, onde as causas externas, incluindo os acidentes de trânsito, já ocupam o 3º lugar, com tendência a se tornar 1º ou 2º em pouco tempo.

Ao solicitar a inclusão do tema na pauta do CES, o Sindmepa argumentou ainda que a violência, em suas várias formas, em especial os acidentes de trânsito, ocupam 30% das verbas do SUS; e que causam enormes prejuízos também à previdência social, já que boa parte dos acidentados são jovens que ficam inválidos e são aposentados.

Entre os encaminhamentos feitos pelo Sindmepa estão a realização de ações concretas de educação, prevenção e redução dos acidentes de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas; expansão das ações para os 143 municípios do Estado, que estão concentradas em Belém; criação da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito, sob a coordenação da Sespa, que possa se debruçar sobre um Plano Estadual, mapear os municípios com maiores índices de acidentes de trânsito e a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado para tratar do assunto.