mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa reúne com prefeito de Belém para discutir situação dos médicos da ESF

A equiparação salarial dos médicos que trabalham pela Unidade Básica Saúde da Família com os profissionais contratados pelo Programa Mais Médicos e Provab em Belém foi tratada durante uma reunião com o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, no seu gabinete.

Durante a reunião, o prefeito expôs os gastos que estão sendo feitos com a saúde atualmente e afirmou que hoje eles estão em torno de 22% do orçamento próprio da prefeitura e enfatizou os investimentos que a prefeitura tem feito em reforma das Unidades Básicas da Família e pronto socorros da cidade.

A respeito do realinhamento salarial para médicos efetivos e temporários, Zenaldo Coutinho reafirmou que o assunto vai depender de um estudo a respeito da carga horária dos plantões extras – o estudo está sendo analisado por uma comissão composta por diretores do Sindicato e a Sesma.

O prefeito também falou da incapacidade financeira de realizar a isonomia salarial dos médicos que trabalham pela Saúde da Família com os contratados pelo Provab e Mais Médicos em Belém, mas afirmou estar disposto a discutir a flexibilização da carga horária dos médicos da Saúde da Família, com redução salarial proporcional, pois segundo Zenaldo Coutinho, há redução do repasse do Ministério da Saúde através dessa medida.

O Sindmepa se posicionou afirmando que as diferenças salariais vem causando um descontentamento nos médicos que trabalham na Sesma e tal descontentamento se agravou com a adesão dos médicos do Provab e do Programa Mais Médicos. O Sindicato afirma ainda que para a Sesma cobrar a carga horária atual, deveria, antes, oferecer condições de trabalho e segurança para os profissionais.

Segundo avaliação dos diretores do Sindmepa, esta reunião foi apenas uma repetição de outras reuniões anteriores com mesmas promessas e sem perspectivas práticas de melhorias salariais e condições de trabalho. O sindicato vai submeter este assunto na próxima assembleia com médicos da Sesma para deliberar os encaminhamentos do movimento que visa isonomia salarial.

Estivem presentes na reunião, além do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, do Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Amorim e dos diretores da Sesma, os diretores do Sindmepa Emanuel Resque, Erivaldo Pereira, João Gouveia e Lafayete Monteiro.