mar 29, 2024

mar 29, 2024

GT de Transplantes discute consultas e exames especializados

Mais uma reunião do GT de Transplantes foi realizada ontem no Sindmepa com o intuito de mobilizar forças para deslanchar a política de transplantes no Estado. Depois de provocada pelo Sindmepa, esta já é a terceira reunião realizada neste ano pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Pará. A primeira reunião foi realizada no mês passado e evidenciou que o sistema está estagnado, com uma fila de espera de transplantes de rim de 800 pacientes.

Na semana passada, foi a vez dos hospitais notificantes serem chamados ao debate. E ontem, o GT discutiu a normatização do fluxo para consultas e exames especializados pré-transplantes e pós-transplantes para os pacientes renais. A ideia é estabelecer um fluxo para que os exames sejam realizados principalmente na rede já disponível – caso do Hemopa e  Laboratório Central (Lacen) – e só nos casos em que essas duas instituições não conseguirem realizar o exame, aí sim, se recorresse ao Instituto Evandro Chagas, que hoje recebe a maioria dos exames pré e pós-transplantes.

Como não estavam presentes à reunião representantes da Sesma e do Lacen, ficou marcada uma nova reunião para discutir o assunto no próximo dia 6 de maio, às 10h30, no Sindmepa. Também ficou definido que as convocações agora serão feitas via gabinete da secretária de Saúde do Estado.