A constituição de uma cooperativa médica, em Santarém, para solucionar os problemas da precária relação trabalhista entre a categoria e a Prefeitura Municipal foi uma das decisões da assembleia geral dos médicos, realizada nesta quarta-feira, no município.
Cerca de 25 médicos compareceram à convocação do Sindmepa, representado pelo diretor Waldir Cardoso, que dirigiu os trabalhos ao lado do delegado sindical Júnio Aguiar Azevedo. A decisão de fundar uma cooperativa de trabalho pode por fim à pejotização nas relações trabalhistas entre médicos e a prefeitura municipal, que não garante direitos básicos aos médicos como estabilidade no emprego, carteria assinada, férias e décimo terceiro salário.
A cooperativa iria formalizar a relação trabalhista e garantir direitos básicos dos profissionais no município. “Com a relação de trabalho precarizada, os valores de remuneração estão defasados, há atrasos de pagamentos além de problemas sérios de insumos no hospital”, disse Waldir Cardoso. Para analisar a constituição da cooperativa foi eleita uma comissão de trabalho. A cooperativa poderia agrupar não só os médicos que trabalham no hospital municipal, mas todos os cerca de 250 médicos que atuam em Santarém.
Além de relações trabalhistas, a assembleia elegeu os delegados para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece em Santarém no final de junho e início de julho. Foram eleitos sete titulares e sete suplentes e discutidas algumas propostas a serem defendidas na Conferência, entre elas a criação do PCCR da saúde, construção do hospital materno-infantil e conclusão do hospital municipal. Para que outros médicos que estavam ausente da assembleia possam se manifestar, ficou definido o prazo até 29 de maio para que as propostas sejam coletadas e encaminhas ao Conselho Municipal de Saúde.
“É a primeira vez que se faz o sistema de pré-conferências com a ampla divulgação dos temas e subtemas, o que me parece um formato vitorioso”, disse o diretor Waldir Cardoso. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Menezes, e dois outros conselheiros participaram da Assembleia dos médicos e falaram sobre a conferência.
Além de participar da assembleia, ele teve uma audiência com o secretário adjunto de saúde de Santarém, Helvio Moreira Arruda levando os pleitos dos médicos à Sensa. Ainda como parte da agenda, Waldir Cardoso acompanhou a reunião do Conselho Municipal de Saúde ao lado do também conselheiro Junior Aguiar.