mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa e Prefeitura de Ananindeua discutem Termo de Compromisso

Diretores do Sindmepa, João Gouveia e Waldir Cardoso, estiveram reunidos nesta sexta com o secretário de saúde do município de Ananindeua, Paulo Saint Jean Trindade Campos e o diretor clínico da UPA da Cidade Nova, Fábio Fonseca para discutir o andamento do termo de compromisso assinado entre o Sindicato e a à Secretaria de Saúde de Ananindeua (Sesau) em novembro do ano passado.

O atendimento a diversos itens de uma ampla lista de reivindicações apresentadas pelo Sindmepa à Sesau, finalizou com sucesso a mobilização de médicos de Ananindeua, que paralisaram atividades em novembro do ano passado. Além do retorno do médico Renato Ferreira, que denunciou desmandos da coordenação da unidade onde trabalhava; eles pediam condições de trabalho e descanso, como a construção de uma área de repouso para os plantonistas, o que não existe na atual configuração das UPAs do município; aumento do valor do plantão e estabilidade, com a garantia de direitos trabalhistas.

Entre os pontos do termo que foram aprovados estão o retorno do médico Renato Ferreira à escala de plantão da UPA III e reativação da negociação com a Procuradoria Geral do município para formalização da relação de trabalho, garantindo os direitos trabalhistas dos médicos. Atualmente, trabalham na Estratégia Saúde da Família no município 105 equipes, mas ainda há déficit de 11 médicos em Ananindeua, segundo o secretário, assim como há carência de médicos para trabalhar na área de urgências.

Foi garantido ainda estudo por parte da Sesau para redução do prazo de pagamento dos plantões extras; pagamento de plantões de R$ 1.080 a partir do mês de maio; reunião mensal do secretário de saúde com o sindicato e representação dos médicos de Ananindeua toda última sexta-feira de cada mês.

Está sendo providenciado também a melhoria do funcionamento da retaguarda hospitalar e da infraestrutura para o desenvolvimento das atividades dos médicos; além de melhoria das condições de segurança das unidades de saúde de Ananindeua em conjunto com os órgãos de segurança do Estado e a Guarda Municipal.

O secretário garantiu ainda que durante as reformas que estão sendo previstas nas UPAs do município será atendida a demanda de construção do repouso médico; assegurou também a eleição do diretor clínico da UPA do Icuí-Guajará;  e ficou acertado que a Sesau enviará todos os documentos referentes à folha de pagamento e a relação dos médicos, por vínculo empregatício, para subsidiar a discussão com o prefeito com relação ao reajuste de salários de concursados e temporários e também para servir de base à elaboração do PCCR da saúde do município.