ter

maio 21, 2024

ter

maio 21, 2024

Belém e Ananindeua perdem recursos de saúde

O Ministério da Saúde (MS) suspendeu ontem a remessa de recursos para equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal de 14 municípios do Pará, entre eles Belém e Ananindeua. A decisão se deve ao fato de esses municípios não terem atualizado os dados do Siab (Sistema de Informação da Atenção Básica), programa (software) usado para armazenar e processar informações do MS.

A não alimentação do sistema por parte dos municípios é relativa aos meses de dezembro de 2014 e de janeiro e fevereiro de 2015.

Os 14 municípios penalizados com a medida são: Ananindeua, Anapu, Aurora do Pará, Belém, Cumaru do Norte, Marabá, Marituba, Palestina do Pará, Rio Maria, Santarém Novo, Santo Antônio do Tauá, São João da Ponta, Sapucaia e Xinguara.

REVOLTA

A empregada doméstica Marilene Santos, cujas filhas são beneficiadas pelos dois programas, considerou um absurdo que prefeituras municipais sejam negligentes ao ponto de perderem repasses de recursos financeiras para uma área tão carente pela simples falta de atualização de dados.

O funcionário público José Augusto de Oliveira demonstrou indignação ao tomar conhecimento do que considerou desleixo e má gestão por parte dos prefeitos dos municípios que tiveram os repasses de recursos suspensos. “Penso que o município e as pessoas que vivem nele não deveriam ser penalizados, mas sim esses maus gestores, que deveriam ser penalizados com multas a serem pagas com dinheiro do seu próprio bolso”, desabafou.

Fonte: Diário do Pará