Lançada em São Paulo Federação Médica Brasileira

Na noite da última quinta-feira, 21, foi lançada fomalmente, em São Paulo, a Federação Médica Brasileira (FMB), iniciativa do Fórum de Resistência Democrática, espaço criado em razão da condução totalitária e anti-democrática da atual direção da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). O evento aconteceu na sede dos Sindicatos dos Médicos de São Paulo (Simesp) e reuniu sindicatos médicos de vários Estados brasileiros.

Diretores do Sindmepa, Dr. Gouveia, Dr. Wilson e Dr. Sinimbu.
Diretores do Sindmepa, João Gouveia, Wilson Machado e Carlos Sinimbú

A expectativa é de que aproximadamente 30 sindicatos do País filiem-se à Federação. De acordo com o presidente do Simesp, Eder Gatti, a FMB está sendo criada como alternativa à Fenam, devido às arbitrariedades realizadas pela atual diretoria e diversos sindicatos do País não se sentirem mais representados. “A nova Federação vai permitir uma maior articulação entre os sindicatos para desenvolver pautas em nível nacional. Hoje o movimento médico sindical está desmobilizado. A ideia é que esta instituição respeite a diferença entre os diversos sindicatos e permita desenvolver uma pauta comum”, explana.

Para Erivalder Guimarães, secretário de relações do trabalho do Simesp, o grau de representatividade da FMB “é de suma importância”, já que a expectativa é que tenha um alto número de sindicatos participantes. Para os sindicatos favoráveis à instituição de uma nova Federação, a atitude da atual diretoria da Fenam é incompatível com o movimento sindical médico.

Os diretores do Sindmepa, João Gouveia, Wilson Machado e Carlos Sinimbú participaram da reunião de lançamento da nova entidade, acreditando em um futuro melhor para o movimento médico nacional. “Politicamente, a entidade já está criada agora só nos resta providenciar os trâmites burocráticos para sua legalização e discussão final do estatuto”, explica João Gouveia. Um próximo encontro vai ser agendado no mês de junho para discussão e Assembleia Geral de fundação oficial da entidade.