Interdição ética é mantida

O CRM não revogou sua decisão de interdição ética nas USF Paracuri I e II, sinal de que as coisas estão brabas mesmo. Enquanto isso, os médicos ficam impedidos de trabalhar nestes locais. Mas para a Sesma e a Prefeitura de Belém está tudo bem. A luta continua por melhores condições de trabalho, segurança,  respeito e valorização dos médicos.

No início do ano, uma fiscalização foi realizada pelo CRM nas duas unidades. No local, os conselheiros observaram paredes infiltradas e sujas, presença de esgoto a céu aberto ao lado da cozinha, lixo contaminado guardado em uma dependência próximo à copa, entulhos no fundo da unidade, falta de extintores de incêndio, consultório médico sem privacidade e falta de alguns medicamentos na farmácia.

O relatório da fiscalização foi enviado em março desse ano ao Secretário de Saúde de Belém, para que em 15 dias as providências fossem tomadas. O documento foi enviado ainda para o Ministério Público Estadual, SESPA, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e para o Conselho Federal de Medicina.

A interdição ética é uma suspensão da atividade profissional médica, de caráter provisório ou definitivo, a ser utilizada excepcionalmente para proteger a boa prática médica e o direito à saúde do cidadão.

O presidente do CRM-PA, Antonio Jorge, explica que a interdição ética não significa fechamento da unidade. “Na interdição ética, os médicos ficam impedidos de dar expediente no local até que a Secretaria de Saúde de Belém proporcione condições mínimas, para que os médicos possam dar um atendimento de saúde digno e seguro à população”, afirma.