ter

abr 16, 2024

ter

abr 16, 2024

Decisão põe em risco atendimento noturno e de final de semana a doentes mentais em Belém

Plantonistas que atuam no Caps AD3, que atende a pacientes portadores de distúrbios mentais, dependentes de drogas e álcool, denunciaram ontem ao Sindmepa a tentativa da coordenação de saúde mental da Sespa de acabar com os plantões noturnos e de finais de semana na unidade.

Não é a primeira vez que esta coordenação tenta acabar com os plantões, apesar de ali funcionarem 12 leitos para internações, inclusive com porta aberta, e de resoluções do CFM definirem claramente que unidades desse porte devem dar atendimento médico 24 horas.

A esse respeito o Sindmepa está solicitando audiência com o secretário de Estado de Saúde, em caráter de urgência, para discutirmos o atendimento da saúde mental no Estado, com destaque para o Caps AD3, em Belém. “A redução do atendimento nestas unidades vai comprometer ainda mais o já precário e superlotado atendimento do Hospital de Clínica Gaspar Viana”, observa o diretor do Sindmepa, João Gouveia, que atendeu o grupo junto com o diretor Wilson Machado.