sáb

sáb

abr 20, 2024

Dia Nacional da Prevenção à Asma: Cuide-se

Neste domingo, 21, é comemorado o dia nacional da prevenção à asma, uma das doenças crônicas mais comuns no mundo, afetando cerca de 300 milhões de pessoas. De acordo com o DATASUS, no Brasil, uma média de 350 mil pessoas são internadas anualmente em decorrência da doença. O número corresponde a terceira e quarta maior causa de hospitalizações no SUS, conforme o grupo etário considerado.

A asma é causada pela inflamação das vias aéreas e, apesar de não possuir uma causa exata, a doença pode ser ocasionada por um conjunto de fatores genéticos e ambientais. De acordo com a pneumologista Neuza Dias a doença costuma se manifestar logo na primeira infância – período que vai de 1 a 7 anos – e pode apresentar os seguintes sintomas: falta de ar ou dificuldade para respirar; cansaço; chiado no peito; e tosse seca.

A doutora ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença que pode ser controlada através bronco dilatadores de curta ação para os casos simples da doença e de corticoides inalados e bronco dilatadores de longa duração, para os casos mais graves da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), alguns fatores podem se tornar gatilhos para a asma, quando o asmático é exposto a eles podem piorar os sintomas. Os Principais gatilhos para a doença são: ácaros, fungos, pólens, animais de estimação, fezes de barata, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental, exposição ao ar frio.

Para os casos mais grave da doença, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) possui o Programa de Assistência ao Paciente Asmático (Papa), comandado pela equipe de Pneumologia do Hospital.