sáb

abr 20, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

abr 20, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Dia Nacional da Prevenção à Asma: Cuide-se

Neste domingo, 21, é comemorado o dia nacional da prevenção à asma, uma das doenças crônicas mais comuns no mundo, afetando cerca de 300 milhões de pessoas. De acordo com o DATASUS, no Brasil, uma média de 350 mil pessoas são internadas anualmente em decorrência da doença. O número corresponde a terceira e quarta maior causa de hospitalizações no SUS, conforme o grupo etário considerado.

A asma é causada pela inflamação das vias aéreas e, apesar de não possuir uma causa exata, a doença pode ser ocasionada por um conjunto de fatores genéticos e ambientais. De acordo com a pneumologista Neuza Dias a doença costuma se manifestar logo na primeira infância – período que vai de 1 a 7 anos – e pode apresentar os seguintes sintomas: falta de ar ou dificuldade para respirar; cansaço; chiado no peito; e tosse seca.

A doutora ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença que pode ser controlada através bronco dilatadores de curta ação para os casos simples da doença e de corticoides inalados e bronco dilatadores de longa duração, para os casos mais graves da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), alguns fatores podem se tornar gatilhos para a asma, quando o asmático é exposto a eles podem piorar os sintomas. Os Principais gatilhos para a doença são: ácaros, fungos, pólens, animais de estimação, fezes de barata, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental, exposição ao ar frio.

Para os casos mais grave da doença, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) possui o Programa de Assistência ao Paciente Asmático (Papa), comandado pela equipe de Pneumologia do Hospital.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que