qua

fev 28, 2024

qua

fev 28, 2024

Diretor do HPSM garante que gratificação funcional não será suspensa

O diretor do HPSM da 14 de Março, Leonardo Lobato, garantiu hoje de manhã que a transferência de servidores e médicos do hospital para outras unidades de saúde e hospitais se dará sem prejuízo da remuneração e gratificações incorporadas aos salários do pessoal que trabalha no hospital da 14. Uma portaria será editada com a determinação de não prejuízo das remunerações por conta de mudanças do local de trabalho.

A informação do diretor do hospital foi dada em reunião realizada com a presença do diretor do Sindmepa, Wilson Machado, além de representantes de outros segmentos da saúde que atuam no HPSM da 14 de Março. A conversa foi provocada pelos servidores em função das dúvidas e preocupações do corpo médico e de funcionários do local geradas com as transferências provocadas pelo incêndio que atingiu o local na semana passada.

Além da manutenção da gratificação funcional do HPSM da 14, Leonardo Lobato garantiu ainda que a Sesma providenciou no final de semana a ativação de um segundo repouso médico no hospital do Guamá, para onde foi transferida parte da demanda da 14 de março.

Outra preocupação transmitida ao diretor por Wilson Machado foi relativa à falta de equipamentos do hospital Samaritano, negociado pela Prefeitura de Belém para atender parte da demanda do HPSM da 14. O diretor do hospital disse que diante do incêndio, a PMB negociou com o Samaritano também a compra de equipamentos, o que não estava incluído no acordo de compra inicial.

Com o incêndio do HPSM só permanecem em funcionamento no hospital a UTI, pelo menos até entrar em funcionamento a UTI que será montada na Santa Casa de Misericórdia e cerca de 30 leitos de clínica médica. As neurocirurgias e traumatologia serão feitas no hospital do Guamá; as suturas e atendimentos de porta de entrada de clínica médica, irão para as UPAS e US 24 horas, bem como para o hospital do Guamá; outras cirurgias e exames como endoscopias, otorrinos, serão transferidos para o hospital Samaritano. Os detalhes sobre o remanejamento de médicos e outros servidores do Hospital serão discutidos em AGE que está sendo convocada para amanhã, às 19h, no Sindmepa.