qui

fev 29, 2024

qui

fev 29, 2024

Será em agosto a semana estadual de combate ao escalpelamento

A Comissão estadual de combate e prevenção aos acidentes com escalpelamento aprovou em reunião realizada ontem, na Delegacia do Patrimônio da União (DPU), a realização da I Semana Estadual de Combate ao Escalpelamento. Será entre os dias 25 e 28 de agosto deste ano, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Escalpelamento.

A semana vai focar alguns municípios de maior ocorrência de acidentes, onde serão realizados cursos de capacitação para alertar sobre os cuidados que a população precisa ter para prevenir todo acidente de motor. A escolha da data do evento deve-se também ao fato de que a maior parte dos acidentes ocorre no segundo semestre, daí a necessidade de intensificação da distribuição de material educativo e de divulgação da campanha que previne esse tipo de acidente.

O Sindmepa integra a Comissão estadual e é membro ativo das ações de combate aos acidentes com escalpelamento no Estado. Desde 1979, quando os casos começaram a ser registrados, calcula-se em mais de 400 casos de escalpelamento no Pará. Embora os registros venham se reduzindo ano a ano, só neste ano já houve dois casos no Pará. O objetivo é chegar ao registro zero de casos.

Os acidentes ocorrem com maior frequência na região do Marajó, mas também na região metropolitana de Belém, Nordeste, Baixo Tocantins e oeste do Pará. Durante a semana os parceiros da comissão estadual estarão realizando intensas atividades com objetivo de mobilizar a sociedade paraense, organizações sociais e gestores para se eliminar dos rios da Amazônia esse tipo de acidente que provoca tanto trauma e deixa sequelas para a vida toda em mulheres e crianças. O Sindmepa esteve representado na reunião no DPU pelo diretor João Gouveia.