Sindmepa Informa – 26.06.2015

PESQUISA

O Sindmepa está aplicando uma pesquisa para medir o alcance dos serviços prestados à categoria e à população de modo geral. Queremos saber a opinião e o grau de satisfação de médicos sindicalizados ou não, residentes de medicina e a população em geral sobre os serviços que estamos prestando. A enquete é rápida, anônima e pode ser respondida online, inclusive, através de smartphone. Participe e ajude o Sindmepa a melhorar o atendimento e o nível dos serviços prestados por esta entidade.

GESTÃO

Foi aberto na última sexta-feira o curso de Gestão, auditoria e perícias da saúde, ministrado pela Damass Serviços Educacionais, em parceria com o Sindmepa. Sessenta alunos farão o curso de pós-graduação, com aulas presenciais nas dependências de nossa sede, às sextas, sábados e domingos. A Dalmass oferece cursos nas cidades de Belém, Santarém e Marabá. Nosso diretor, Waldir Cardoso, esteve presente recepcionando os médicos na abertura do curso.

COMPROMISSO

As entidades médicas do Pará firmaram nesta semana dois importantes compromissos de cooperação técnica. Com a Câmara Municipal de Belém renovamos um termo que havia sido assinado em 2011, mas que não evoluiu e perdeu a validade. Com a Alepa assinamos um termo inédito de parceria. O objetivo dos acordos é trabalharmos em conjunto com as comissões de saúde da Alepa e da CMB para o intercâmbio de informações, integração e cooperação técnica entre as partes no que se refere a sugestões e análises de propostas de projetos de lei na área da saúde. Mais um serviço das entidades médicas por um serviço de saúde de qualidade aos paraenses.

SINDICÂNCIA

A corregedora da polícia civil, delegada Liane Martins, garantiu a representantes de entidades médicas do Estado que está abrindo sindicância para apurar a responsabilidade do delegado de Alenquer, que algemou e prendeu o médico Francenildo Sena em seu local de trabalho por este se recusar a fazer um laudo cadavérico em hospital privado. Assim como outros tantos médicos que trabalham no interior, Francenildo foi vítima de uma atitude abusiva e autoritária da polícia. Ninguém é obrigado a realizar função para a qual não se julga qualificado, muito menos sem ser remunerado. Estamos aguardando o desdobrar dos acontecimentos.

PCCR

Retomamos as negociações com a Sead para tratar do PCCR da saúde. A secretária, Alice Viana e o secretário estadual de saúde, Vítor Mateus, apresentaram uma nota técnica com as diretrizes que servirão como base para a criação do Plano. Várias categorias estão contempladas no esboço, que será submetido à análise do Sindicato. Faremos críticas e sugestões e voltaremos à Sead para nova rodada de negociações no dia 16 de julho.

HONORÁRIOS

Em reunião com representantes da Comissão Estadual de Honorários Médicos, a diretoria da Unimed informou que vai enviar em um prazo de 15 dias uma nota técnica para as entidades com o valor reajuste de consulta que considera viável,  sem prejuízo do plano de recuperação fiscal da cooperativa. Vamos analisar a proposta da instituição e discutir entre a categoria o melhor procedimento a tomar para não prejudicar o atendimento ao cidadão.

SAÚDE É TEMA DE DEBATE

Uma reunião realizada pelo Sindmepa com entidades e instituições médicas, esta semana, discutiu a situação da saúde no município de Belém, no Estado do Pará, a terceirização desses serviços, além da participação das entidades na Conferência Municipal de Saúde de Belém e na Conferência Estadual de Saúde. Várias representantes da saúde participaram da assembleia e participaram de um debate sobre os temas.

APERFEIÇOAMENTO

O Sindmepa esteve representado na aula inaugural do 2º Curso de Aperfeiçoamento ABEM/FAMED, promovido pela Associação Brasileira de Educação médica. Na ocasião, a diretora Vilma Hutim participou representando o Sindmepa e como ex-aluna, formada durante o 1º de aperfeiçoamento. O curso tem como objetivo capacitar pedagogicamente preceptores de residência médica no Brasil para o ensino e terá duração de 12 meses, com módulos presenciais e online.