mar 29, 2024

mar 29, 2024

Sindmepa presente à Conferência de Saúde de Marituba

Com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro e de Marituba, foi aberta hoje de manhã a IX Conferência Municipal de Saúde de Marituba, no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). Cerca de 200 pessoas participaram da abertura do evento, que contou com a presença do prefeito de Marituba, Mário Filho e da secretária municipal de saúde. O diretor do Sindmepa, João Gouveia, participou da mesa sobre Valorização do trabalho e da educação em saúde.

Em sua palestra, o diretor do Sindmepa destacou entre outros itens a Promoção da saúde como política de saúde e ações prioritárias nos oito eixos da política nacional de promoção da saúde. Entre os eixos, observou os destaques para alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividade física, enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados e enfrentamento do uso abusivo do álcool e outras drogas.

No que se refere às condições de trabalho, o sindicalista relacionou a necessidade de instalações adequadas, materiais, equipamentos, medicamentos, prevenção de acidentes e doenças do trabalho, combate à insalubridade, à violência (que inclui assédio moral e sexual) e ao estress no trabalho, além do item segurança no local de trabalho e arredores como fatores fundamentais e necessários ao bom desempenho da profissão de médico.

A IX Conferência vai até amanhã, quando os participantes devem eleger os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Marituba.