abr 26, 2024

abr 26, 2024

Visita técnica constata várias deficiências na ESF Riacho Doce

Em visita técnica realizada à Unidade de Saúde da Família (USF) Riacho Doce, na manhã desta sexta-feira, diretores do Sindmepa constataram que apesar da unidade ter passado por uma reforma há menos de um ano e meio, o local apresenta diversas deficiências. A unidade foi escolhida para uma visita técnica em função da insegurança que ronda o local. Na semana passada, médicos e usuários foram assaltados. Um dos plantonistas informou já ser o quarto assalto de que é vítima em um período de um ano.

Um dos consultórios médicos é utilizado como depósito. A sala de curativo não funciona nem para a realização de curativos na unidade e nem na comunidade por falta de material. Na prática, vem sendo utilizada como consultório. Falta gase, esparadrapo, antisséptico, enfim, materiais básicos para a realização de curativos. A equipe verificou ainda que as salas de expurgo e esterilização também não estão funcionando. Na sala de esterilização, a estufa está queimada.

IMG-20150605-WA0002

A farmácia da unidade funciona em local totalmente inadequado, sem climatização para a guarda de medicamentos. O acondicionamento do material é totalmente impróprio, com medicamentos guardados em caixas no chão, como se também funcionasse no local o almoxarifado da unidade. “A forma como os medicamentos estão dispostos é totalmente inadequada”, denunciou o diretor João Gouveia.

Outro problema identificado foi que o médico de serviço não tinha recebido seus honorários do mês de maio. Segundo alegação da Sesma, não teria sido fornecido sua frequência de março e abril. “Isso não é verdade, porque ele vem trabalhando normalmente com produção diária com atendimento na unidade e domicílio. Isso é um abuso, falta de respeito, e consideração. Para completar, teve férias suspensas sem explicação. Perseguição cujas providências jurídicas serão tomadas pela assessoria jurídica do Sindmepa”, criticou o diretor.

Será feito um relatório listando os problemas encontrados nesta unidade para encaminhar às entidades competentes.