Conferência municipal de saúde de Santarém aprova relatório final

Os trabalhos da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Santarém foram concluídos no final da tarde de sexta-feira, 3. Pela manhã, ocorreu a discussão e aprovação do relatório final votado pelos 270 delegados eleitos em 40 pré-conferências municipais realizadas.

O trabalho de sistematização das propostas se estendeu até as 5h da manhã de sexta-feira revelando um excelente trabalho de organização. Só as propostas aprovadas nas pré-conferências foram submetidas aos cinco grupos de trabalho. Se três grupos votassem pela manutenção do texto de determinada proposta esta seria levada ao plenário já aprovada. Desta forma, menos de 10% das propostas foram submetidas ao plenário agilizando os trabalhos, conduzidos com habilidade pela coordenação, sem ferir a democracia.

Na parte da tarde foram eleitos 16 delegados de Santarém à Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em setembro deste ano. Foram eleitos oito delegados do segmento de usuário, quatro do segmento dos gestores e quatro delegados representantes dos trabalhadores da saúde, dentre eles o dr. Junio Aguiar, representante dos médicos no Conselho Municipal de Saúde de Santarém.

IMG-20150703-WA0003
Mesa coordenadora da plenária final

Também ocorreu a eleição das entidades e instituições que irão compor o plenário do Conselho Municipal de Saúde de Santarém no biênio 2015-2017. No segmento dos trabalhadores de saúde o grupo eleito ficou assim constituído: Titulares: Sindsaúde, Sintesp, Senpa e Sindmepa. E suplentes, respectivamente, Soepa, Sinfito, Senpa e Sindmepa.

A diretoria colegiada do Sindicato dos Médicos do Pará vem, publicamente, parabenizar os integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Santarém e, particularmente, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Meneses, pela organização de todo o processo conferencial e pela infraestrutura articulada junto à Semsa e Ufopa. O apoio destas instituições garantiu aos delegados o conforto adequado e necessário para que os trabalhos se desenrolassem de forma profícua.

Também foi de suma importância o trabalho da delegação dos médicos que honrou a categoria sob o comando dos delegados sindicais dr. Junio Aguiar e Carlos Martins, e apoio do diretor Waldir Cardoso. Todas as propostas aprovadas na pré-conferência do Sindmepa foram referendadas pelos delegados numa demonstração da qualidade do seu conteúdo. Os médicos santarenos mostraram seu compromisso com a saúde pública do município.