Mais Upas e PCCR da saúde serão propostas defendidas na Conferência de Santarém

Prossegue, hoje, em Santarém, a XIII Conferência Municipal de saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar com Equidade”. Na programação de hoje os grupos de trabalho se reúnem para a avaliação e discussão das propostas que foram apresentadas nas 40 pré-Conferências preparatórias ao evento.

O Sindmepa participa da Conferência com uma delegação de 20 médicos, entre titulares e suplentes, coordenada pelo delegado sindical, Junior Aguiar, com o objetivo estratégico de aprovar propostas que ampliem o acesso da população à assistência médica, organizar o sistema de urgência e emergência, garantir o caráter público do SUS e o direito dos trabalhadores, particularmente, dos médicos, combatendo a pejotização na contratação e defendendo a aprovação de um PCCR.

Na programação de ontem, 1º, a Secretaria Municipal de Saúde fez a sua prestação de contas; e houve duas mesas redondas: “O SUS e a Universalidade: direito do povo brasileiro” e “Eficácia da atenção integral via fortalecimento da atenção básica”. O farmacêutico Francisco Batista Junior, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, fechou o dia com a palestra “Privatização: estratégia de precarização da Saúde Pública”, onde disse que o governo federal está destruindo o SUS e que a privatização está se generalizando.

Hoje, os dez delegados representantes Sindmepa irão defender as seguintes propostas aprovadas pelo Sindmepa, entre as quais a construção de duas UPAS, construção do Hospital Municipal de Santarém, elaboração e implantação do PCCR para os trabalhadores de saúde, com participação sindical e a garantia de direitos sociais e trabalhistas dos profissionais médicos, incluindo férias, décimo terceiro salário e FGTS.

Presente em Santarém, o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, vai coordenar um dos grupos de trabalho a convite do Conselho Municipal de Saúde. Ele atesta a qualidade dos debates: “esta Conferência surpreende positivamente pela organização e pela qualidade das palestras e das intervenções dos participantes. Tenho certeza que o resultado dos grupos de trabalho não será diferente”.

Amanhã, 03, dia de encerramento do evento, haverá a eleição das entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde de Santarém. A delegação do Sindmepa tem o objetivo de manter a vaga da entidade naquele órgão colegiado como declara o Delegado Sindical da entidade em Santarém, Junio Aguiar: “estamos conversando com as lideranças de todas as entidades representativas dos trabalhadores buscando entendimento que permita a eleição de uma chapa de consenso”.