ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos discutem com a Sesma atendimento pós-incêndio do HPSM da 14

A abertura de dez leitos de UTI pediátrica, serviço de cirurgia pediátrica e vinte leitos clínicos no prédio antigo da Santa Casa foram algumas das soluções apontadas pela Sesma para reestruturação da rede de atendimento de urgência e emergência de Belém em reunião de trabalho realizada hoje de manhã entre médicos e representantes da Secretaria.

O incêndio registrado no HPSM da 14, o Mário Pinotti, na semana passada, tornou ainda pior o caos no sistema de atendimento de U/E de Belém, levando o Sindmepa a provocar uma reunião em caráter de urgência com representantes da Sesma e médicos de diversas especialidades que atendiam no hospital da 14 para discutir fluxos de atendimento e novos locais de atendimento.

P1090339

Além dos serviços providenciados pela Santa Casa, que serão referenciados pela regulação, a Prefeitura anunciou que já na próxima sexta-feira deve ser publicado o edital de desapropriação do hospital Samaritano, onde serão abertos outros 28 leitos cirúrgicos no térreo do hospital, já que o prédio não dispõe de acessibilidade para os andares superiores, o que irá requerer uma obra de reforma no prédio. Inicialmente vão funcionar duas salas de cirurgia com equipamentos, mobiliários administrativos e hospitalares do próprio hospital complementados com os do HPSM da 14.

A Prefeitura também promete equipar a unidade de saúde do Guamá para atender urgências 24 horas com casos de menor complexidade antes concentrados no Mário Pinotti, além de reforçar com equipamentos, equipes médicas e de enfermagem as 11 unidades de saúde de urgência e emergência da rede.

Outras providências serão o reforço da UPA de Icoaraci com um especialista em traumatologia transferido do HPSM da 14, além de mobiliário e  equipamentos. O hospital Humberto Maradei também dará retaguarda clínica para a Rede, assim como alguns atendimentos que antes eram encaminhados pelo Metropolitano para o HPSM da 14, como cirurgias pediátricas e primeiros atendimentos a escalpelados serão feitos no próprio hospital.

Além dos diretores do Sindmepa, Wilson Machado, João Gouveia e Emanuel Resque, médicos de várias especialidades participaram da reunião de hoje na Sesma com o secretário Sérgio Figueiredo e o coordenador de urgência e emergência, Ivison Carvalho. Cada um falou de suas necessidades e preocupações no desempenho profissional.

Foi uma reunião positiva na avaliação do diretor João Gouveia, que ressaltou que muitas outras ainda deverão ser realizadas para se ajustar as equipes e reduzir ao máximo o impacto dos problemas do HPSM da 14 sobre os usuários do SUS.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que