Reunião discute convênio entre Sespa e Barros Barreto

Por iniciativa do Sindmepa, na manhã de ontem, 30, uma reunião foi realizada na Sespa para discutir providências a serem tomadas quanto à atual situação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), instalada no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

A Unacon foi instalada no Hospital Barros Barreto em agosto de 2012, com recursos do Ministério da Saúde e aporte financeiro do governo do Estado e está parcialmente paralisada em suas atividades por falta de recursos humanos e financiamento. No momento, há apenas a realização de cirurgias oncológicas e 30% do funcionamento de sua capacidade em quimioterapia. A radioterapia encontra-se parada.

P1090456
Diretores do Sindmepa, secretário estadual de saúde, reitor da UFPA e o diretor do HUJBB, além de técnicos e médicos do hospital, estiveram presentes na reunião

Durante a reunião ficou acordado entre a Sespa e a UFPA, através do secretário Vítor Mateus e o reitor, Carlos Maneschy, que será viabilizado um convênio de cessão de uso da Unacom pela UFPA, cabendo à Sespa estruturar esse gerenciamento. “É uma forma de fazer com que os serviços oncológicos funcionem corretamente para melhor atender a população”, ressalta o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy.

Ao final da reunião foram encaminhadas as seguintes propostas a serem utilizadas enquanto os hospitais universitários HUBB e Betina não forem gerenciados através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o que deve demorar em média dois anos: cessão de uso da Unacom para a Sespa; Definição de dois grupos de trabalho que se encarreguem de providenciar as medidas técnicas e jurídicas da transição; E submissão da apreciação ao Ministério Público Estadual (MPE).

Pelo Sindmepa estavam presentes o diretor João Gouveia e Paulo Bronze. Gouveia manifestou a satisfação pelo sindicato de que a situação acordada chegue a um bom termo e que o serviço funcione a pleno vapor, favorecendo os pacientes oncológicos que estão na fila de espera a um atendimento digno. Gouveia informou ainda que este assunto já foi encaminhado ao MPE e MPF, e que até o momento não houve pronunciamento por parte de nenhuma das duas entidades.

Participaram da reunião os diretores do Sindmepa, João Gouveia e Paulo Bronze, secretário de estado de saúde, Vítor Mateus, reitor da UFPA, Carlos Maneschy, diretor do HUJBB, Antônio Carlos Rocha, além de técnicos e médicos do Unacom do Barros Barreto.