Sindmepa Informa – 17.07.2015

ESCALPELAMENTO

A Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE) sensibilizou a TV Cultura para realização de um programa com o objetivo de realizar uma matéria educativa ouvindo as instituições que participam da comissão, pacientes e entidades que atendem as vítimas do acidente. A matéria visa esclarecer e alertar a respeito deste tipo de acidente.

CORRIDA DA SAÚDE

O Sindmepa e o Sindicato dos Estabelecimentos dos Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa) vão promover a primeira Corrida da Saúde, dia 4 de outubro. O evento tem como objetivo incentivar a prática de exercícios para a preservação da saúde. Além de profissionais de todas as áreas da saúde, poderão participar do evento atletas e interessados na prática do exercício.

INGLÊS TÉCNICO PARA MÉDICOS

No mês de agosto iniciam as aulas de inglês voltadas especificamente para médicos associados ao Sindmepa. O curso é fruto de uma parceria com o CCBEU e irá acontecer uma vez por semana com aulas presenciais. As aulas terão como foco atividades de conversação e inglês técnico com objetivo de preparar os profissionais para se expressar na língua inglesa usando termos da área em que atua.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Os diretores João Gouveia e Wilson Machado, foram eleitos delegados titular e suplente, respectivamente, para representar o Sindicato dos Médicos no Conselho Municipal de Saúde de Belém para o biênio 2015/2017. O Sindmepa ganhou o direito de eleger os nomes para o CMB durante participação na XI Conferência Municipal de Saúde de Belém que aconteceu no início do mês.

MARABÁ

A situação da saúde em Marabá, a terceirização dos serviços de saúde e o assédio moral vivenciado por médicos serão alguns dos assuntos debatidos em uma assembleia geral com médicos do município, na próxima quinta-feira (23). Os novos delegados sindicais também serão eleitos durante a reunião. Na ocasião, o diretor Waldir Cardoso e o assessor jurídico do Sindmepa visitarão Câmara Municipal, o Ministério Público e Prefeito de Marabá, João Salame.

PLANO DA SESMA

O Sindmepa em AGE com os médicos da Sesma realizada na última quinta-feira, 16, solicitou uma reunião emergencial com a secretaria municipal de Saúde para rediscutir o plano de urgência e emergência para sua efetiva aplicação com funcionamento imediato do Hospital Samaritano em todas as unidades de urgências de baixa complexidade para desafogar o caos no HPSM do Guamá.

CONTRATUALIZAÇÃO OS

Apesar de sua posição contrária à gestão de serviços públicos por OS, mas devido a legislação e visando menores prejuízos e garantias de direitos trabalhistas dos médicos, o Sindmepa encaminhou propostas de cláusulas que garantam estes direitos para serem incluídos no contrato de gestão.

CALOTEIROS DA SEMANA

O Sindmepa está inaugurando um ranking dos caloteiros de médicos. Esta semana vai iniciar com dois caloteiros contumazes: os prefeitos de Capanema e Igarapé Mirim. Estes vão sofrer ampla divulgação de suas ações, não só entre a categoria médica, mas entre toda a sociedade paraense também à nível nacional, para que passem a respeitar profissionais médicos.