qua

abr 17, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qua

abr 17, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Combate ao Fumo

Neste sábado, 29, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data visa reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de auto-administração caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.

De acordo com o INCA quem fuma sofre de dependência química, e ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento. Por esse motivo é importante que o fumante que não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado.

O instituto destaca que o ato de parar de fumar melhora a qualidade de vida e traz inúmeros benefícios a saúde. Entre algumas vantagens estão: 20 minutos após parar de fumar a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue; após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor; após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Por tudo isso, nossa recomendação médica: quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer.

Ouça na programação desta sexta-feira, 28, da rádio Unama (105.5) o programa Palavra de Médico destinado ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Com informações da Agência Brasil

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que