sáb

jul 20, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

jul 20, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Fórum debate formação médica no Brasil

Para discutir os impactos da Lei que instituiu o Programa Mais Médicos sobre a formação médica no Brasil, acontece hoje e amanhã, em Brasília, o VI Fórum Nacional de Ensino Médico. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Participam, pelo Sindmepa, os diretores João Gouveia e Waldir Cardoso.

Lideranças médicas, coordenadores de cursos, professores e alunos presentes no evento irão analisar o impacto das mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina e os problemas dos processos de avaliação nas áreas de graduação e residência médica.

Para o diretor Waldir Cardoso, o evento resume os debates realizados nos estados e fóruns regionais. “Os debates e conclusões do evento irão nortear ações e propostas dos médicos brasileiros para resgatar a qualidade do ensino médico ameaçado pelas iniciativas desastradas do governo Dilma”, afirma.

Para os organizadores do VI Fórum será uma oportunidade para que estes temas sejam abordados em profundidade, tendo como referência a edição da Lei nº 12.871/2013, que afetou de forma brusca e profunda o ensino médico no Brasil e passou a exigir uma nova postura diante das determinações impostas.

A expectativa é de que os principais especialistas e segmentos atuantes na área do ensino médico se reúnam para construir um documento que aponte desafios, dificuldades e perspectivas de equacionamento da Lei nº 12.871/13 no que diz respeito à formação de recursos humanos em saúde, especificamente na graduação em medicina e na residência médica, além de propor alternativas para esta lei.

Veja mais

Mais populares: