mar 29, 2024

mar 29, 2024

O risco do excesso de tomografias para a saúde

O excesso de tomografias computadorizadas pode causar danos à sáude, alerta o médico Drauzio Varella em sua coluna semanal. Ele ressalta que as tomografias computadorizadas são evoluções importantes para a história da medicina. Com este recurso, o médico pode obter imagens claras de órgãos como o cérebro, fígado e rins. Com o tempo, os aparelhos de tomografia foram aperfeiçoados para se tornar mais rápidos, baratos e capazes de obter imagens mais sofisticadas. Mas com isso as doses de radiação ficaram maiores.

Em artigo intitulado “O risco das tomografias”, o doutor Drauzio Varella explica que as doses de radiação empregadas nas tomografias atuais são de 100 a 500 vezes mais altas do que a de um Raio X simples.

Para o médico, o desenvolvimento de técnicas especiais elevou ainda mais as quantidades de radiação envolvidas, como a angiotomografia – análise do fluxo de sangue através das artérias cerebrais – que emite doses dez vezes maiores do que as da tomografia cerebral de rotina.

“Apesar de não termos evidências diretas de que tomografias aumentem o risco de câncer, há inúmeros dados epidemiológicos e biológicos que associam a exposição às radiações ionizantes ao aparecimento de tumores malignos”, afirma o médico.

Varella explica ainda que as exposições são cumulativas, isto é, nos sucessivos exames cada nova dose deve ser somada às anteriores.  Ele destaca que, dada a importância das tomografias na prática médica bem como seus riscos potenciais, é necessário adotar medidas para torná-las mais seguras. Entre elas, reduzir as doses de radiação emitidas e reduzir o número de exames solicitados.

O diretor do Sindmepa, João Gouveia, reforça as informações do médico Drauzio Varella e acresenta ainda o risco da toxicidade para os rins nos casos de uso de contrastes nas tomografias e de processos alérgicos, que muitas vezes podem até ser fatais, como nos casos de edemas de glote.

“A indicação clínica precisa e correta do uso das tomografias em termos de benefícios significa mais saúde para os pacientes e menos custos para a saúde pública e privada”, conclui o diretor.