sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Posição do Sindmepa sobre o decreto “Mais Especialistas”

A Presidência da República fez publicar o Decreto nº 8.497, de 04 de julho de 2015, que regulamenta a formação do cadastro Nacional de Especialistas para atuar no SUS.

O que aparenta ser uma medida benfazeja, na verdade visa colocar para atender a população no Sistema Único de Saúde, médicos classificados de especialistas sem a formação qualificada e atestada pelo Conselho Federal de Medicina, autarquia federal responsável por esta certificação e registro.

O decreto, em seu art. 14, determina que o Conselho Nacional de Educação estabeleça modelo de equivalência entre certificados de especialista a serem emitidos pelos sistemas de ensino federal, estaduais, distrital e até municipais com as certificações da Residência Médica, considerado o padrão ouro na formação de especialistas médicos no Brasil e que faz a medicina brasileira ser uma das melhores praticadas no mundo ocidental.

Para formar um médico especialista, através da Residência Médica, são necessários de 02 a 05 anos de dedicação exclusiva de trabalho em serviço, em jornada de 60 horas semanais. Nunca poderá ser equivalente a cursos latu sensu existentes, de curta duração, muitos deles até mesmo sem uma única aula prática sequer.

Alertamos a população para mais este absurdo do governo federal que, de forma irresponsável, investe contra a consolidada e qualificada formação de médicos especialistas no Brasil. A medida, se implantada, irá desqualificar a medicina brasileira e ofertar à população usuária do Sistema Único de Saúde “especialistas “ de baixa qualificação, colocando em risco a já combalida assistência médica púbica existente no país.

Diretoria Colegiada

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que