seg

seg

abr 22, 2024

Promotor de Justiça de Mosqueiro vai ajuizar ação contra Farmácias

Uma nova reunião entre proprietários de farmácias da ilha de Mosqueiro, Ministério Público e o Sindicato dos Médicos do Pará aconteceu nesta manhã (27) para discutir o funcionamento das farmácias 24 horas da ilha.

De acordo com o assessor jurídico do Sindmepa Eduardo Sizo, que participou da reunião com o primeiro Promotor de Justiça de Mosqueiro, José Maria, diante das dificuldades apresentadas pelas duas maiores farmácias do local (Extrafarma e Big Ben), não serão realizadas audiências públicas em Mosqueiro para decidir sobre o funcionamento 24h. “Os representantes das farmácias encontram-se insensíveis à demanda do Sindicato dos Médicos para o funcionamento 24h”, disse.

Perante essa situação, considerando a complexidade do caso, o Promotor de Justiça decidiu ajuizar ação até final de setembro contra as farmácias.

De acordo com a lei 13021/14, “farmácias e drogarias deixam de ser meros estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”.

A solicitação para o funcionamento das farmácias 24 horas em Mosqueiro partiu dos médicos do hospital municipal. O Sindmepa apoia o funcionamento das farmácias em regime de 24hs. “É um direito da população ter acesso a medicamentos, independente do horário. É uma ação cidadã e uma questão de saúde pública”, ressalta o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.