Santarém também sofre com descaso na saúde pública

Médicos e pacientes do Hospital Municipal de Santarém têm sofrido com o descaso da saúde pública no município. Durante Assembleia Geral comandada pelo diretor Waldir Cardoso e o delegado Sindical Junio Aguiar, na última quarta, 5, médicos do município denunciaram a superlotação do Hospital Municipal de Santarém que tem ocasionado sérios problemas no local.

Segundo os médicos, em uma das alas que atende pacientes graves com capacidade para acomodar até seis pacientes encontram-se 15 pacientes amontoados em macas, uma ao lado da outra.  De acordo com os médicos, pacientes têm morrido nesta sala pois não há respirador para todos os que estão internados nesta sala.

Os profissionais da medicina relataram, ainda, que recentemente, houve queda de energia e várias pacientes tiveram que precisam da ajuda de respirador para sobreviver tiveram que ser socorridos através de um respirador manual pela equipe, mas, infelizmente, um paciente veio à óbito.

Outro problema vivenciado pelos médicos que trabalham no Hospital Municipal de Santarém é a falta de vínculo trabalhista. De acordo com o diretor Waldir Cardoso, cerca de 90% dos profissionais da medicina que trabalham no local são contratados como pessoa jurídica que acaba não gerando vínculo algum com o hospital e causando grande instabilidade para os médicos e problemas para a gestão. “O contrato feito aos médicos do Hospital Municipal de Santarém claramente burla os direitos trabalhistas destes profissionais, fazendo com que eles não tenham direito à férias, 13º salário, licença maternidade, entre outros.

Representantes do Sindmepa no conselho municipal de saúde de Santarém

Durante a Assembleia Geral com os médicos de Santarém também foram eleitos representantes do Sindmepa no Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMS) para o biênio 2015-2017. O atual titular do Conselho Municipal, Junio Aguiar falou sobre as ações do Sindmepa e a importância da participação dos médicos no conselho. Após os debates foram eleitos os médicos Junior Aguiar Azevedo e Carlos Martins como titular e suplente, respectivamente, para a vaga no CMS.

Eleição de delegados sindicais

Foram eleitos delegados Sindicais Titular e Suplentes, durante a AGE, para representar o Sindicato dos Médicos do Pará no Município. Como Delegados Titulares, foram eleitos: o Dr. Junior Aguiar, Dr. Emanuel Esposito e Dr. Carlos Martins. Já como Delegados Suplentes foram eleitos: Dra. Aurea Lucia, Dr. Antonio Carlos e Dr. Danilo Nogueira, para mandato de um ano, conforme estatuto da entidade.