ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Semana Mundial de Aleitamento Materno tem programação especial na Santa Casa

A importância e valorização do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e as leis e ações que amparam a mulher nesse ato foram abordadas durante a abertura da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015, cujo tema é “Amamentação e trabalho, para dar certo o compromisso é de todos!”, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Com início nesta segunda-feira (3), o evento reuniu autoridades, servidores, voluntários e mães que estão com os filhos internados na maternidade.

Uma das mães que participou da solenidade foi a dona de casa Elane Cristina Sousa Oliveira. Ela acompanha a filha Maria Eduarda, que nasceu prematura, de baixo peso e hoje recebe os cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Apesar de não poder amamentar a pequena no seio, Elane entende a importância do leite que ela produz e que está ajudando na plena recuperação da filha.

“Moro em Paragominas, mas venho à Santa Casa todos os dias para ordenhar leite e alimentar a minha filha e outros bebês que, assim como ela, estão na UTI. Aqui recebo assistência das profissionais do Banco de Leite, que me ajudam tanto na questão física, orientando sobre como retirar o leite e dar para a minha filha pela sonda, como na área psicológica, pois conversam muito comigo sobre a importância do meu leite para a Maria Eduarda Ganhar peso e se recuperar mais rápido”, ressaltou.

IMG_2623

Na cerimônia de abertura, a presidente da Santa Casa, Rosângela Monteiro, alertou sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da criança, com benefícios para o crescimento, aprendizado e desenvolvimento durante toda a vida, como também para a saúde das mães que amamentam. “A amamentação faz com que as crianças cresçam mais saudáveis e com menor risco de contrair doenças. A criança aleitada tem melhor desenvolvimento intelectual e mais facilidade de interagir com outras pessoas. São crianças mais preparadas para enfrentar dificuldades na vida. A Santa Casa, por ser referência estadual na causa da amamentação, faz a sensibilização social na luta contra a mortalidade infantil através do aleitamento materno exclusivo”, afirmou.

Ao saudar os presentes, O diretor do Sindmepa, João Gouveia, convidado para a mesa de abertura, lembrou do compromisso do Sindicato dos Médicos do Pará com a causa do aleitamento. “Apoiamos desde o início esse movimento em Belém, inclusive chegando a albergar no sindicato a ONG Amamem, que lutava em prol do aleitamento materno”, disse.

“A falta do aleitamento materno não é só um problema de saúde, mas um problema que reflete também na economia. Senão, vejamos: o leite materno é um produto gratuito, que sai direto do fabricante para o consumidor, não tem intermediários, contém todos os nutrientes para a criança e protege imunologicamente contra doenças. Portanto, economicamente a amamentação deve ser implementada não só em Belém, capital que mais amamenta no Brasil, mas também no interior do Estado”, recomendou o médico.

Por fim, o diretor parabenizou a instituição pelo evento e conclamou os profissionais presentes a lutarem para que esta ação seja estendida a todos os municípios do Pará: “Parabenizo a todas as entidades que lutam em prol da amamentação, especialmente a Santa Casa, pelos anos de dedicação em favor da causa. Devemos lutar para tornar esta ação de atenção básica uma ação comum a todos os municípios do Estado e que os hospitais desses municípios se tornem Hospitais Amigos da Criança”.

Também participaram do evento de abertura o secretário Estadual de Saúde, Vitor Mateus; a madrinha do Banco de Leite da Santa Casa e secretária de Integração e Políticas Sociais, Izabela Jatene; o coordenador do comitê estadual de prevenção de mortalidade materno-infantil e padrinho do Banco de Leite da Santa Casa, Hélio Franco; a nutricionista e cogestora da Sespa, Eunice Begot; a representante do Ministério da Saúde, Shirley Aviz, e o comandante geral Corpo de Bombeiros, coronel Nahum Fernandes.

Com informações da Ascom Santa Casa

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que