sex

sex

abr 12, 2024

Sindicatos barrados na Conferência de Saúde de Marabá

Manobras políticas levaram ao impedimento de três sindicatos de trabalhadores da saúde de Marabá de indicar delegados para a Conferência Municipal de Saúde, que começou hoje e vai até amanhã, no município. Além do Sindmepa, o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde Pública de Marabá (Sintesp) e o Sindicato dos trabalhadores na saúde do setor privado (Sintospa) foram impedidos de indicar delegados na conferência. As entidades estudam as medidas judiciais cabíveis para garantir a participação efetiva dos trabalhadores na Conferência.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde pública de Marabá (Sintesp), Demerval Bento da Silva, a influência política é evidente no caso, já que vários procedimentos não estão claros no edital de convocação da Conferência. “Não está claro a representação de cada segmento, de gestor, trabalhador e usuário”, disse Silva. Também não ficou claro no edital a necessidade de participação nas pré-conferências para ter direito a indicar delegados na Conferência.

A maior implicação é que serão eleitos nesta conferência os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde, órgão de controle social que tem atribuição importante para a aprovação da política municipal de saúde, além de fiscalizar a aplicação de recursos, analisar prestação de contas, etc. “Sabemos que fizeram manobras para excluir a participação dos trabalhadores, mas vamos à justiça contestar essa decisão”, disse Silva.

O delegado sindical do Sindmepa em Marabá, Daniel Azevedo, acrescentou que a plenária coletiva da saúde realizada no início de agosto já havia indicado delegados representantes dos sindicatos de trabalhadores e estes ainda estão no mandato dentro do Conselho Municipal. “Não reconheceremos outros delegados tirados nesta conferência”, ressaltou.

A assessoria jurídica do Sindmepa, juntamente com as demais assessorias de trabalhadores da saúde de Marabá, estudam medidas judiciais e administrativas, inclusive um mandado de segurança, para garantir a presença dos trabalhadores na Conferência.