qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 14.08.2015

VISITA PARAGOMINAS

Em visita técnica realizada esta semana a Paragominas, verificamos as instalações de hospitais e unidades de saúde, reunimos com autoridades da área, entre os quais o MPE, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, além do prefeito municipal. A agilização do funcionamento de uma UCI neonatal no hospital municipal e uma UPA de porte 2, foram dois dos assuntos abordados. A falta de recursos humanos seria o principal entrave para o funcionamento desses serviços. Vão contratar por meio de pessoa jurídica. Defendemos que, pelo menos, seja garantida a contratação via CLT, com todos os direitos trabalhistas.

 

GREVE GUAMÁ

Levamos nosso apoio e solidariedade ao ato de paralisação dos servidores do HPSM do Guamá, que na quarta-feira alertou a população sobre os problemas no hospital. Todos sofrem com as más condições de trabalho e a desvalorização promovida pelo poder público. A situação está ficando incontrolável e, assim como os médicos, é impossível que esses servidores realizem um atendimento de qualidade sem a estrutura adequada.

 

CALOUROS FAMAZ

Participamos esta semana do evento de recepção ao calouro promovido pela Famaz falando sobre o papel das entidades médicas, a importância da organização da categoria para a profissão e estimulando novos alunos ao exercício da cidadania. Tiramos dúvidas sobre residência médica, o programa Mais Médicos e o recente decreto presidencial Mais Especialidades, mais uma interferência do governo federal na área da medicina.

 

DIREITOS TRABALHISTAS (IOL)

Mais um grupo de médicos recorre à justiça para garantir seus direitos. Desta vez é o pessoal demitido do Instituto Ophir Loyola (IOL) que decide procurar a justiça do trabalho. São 90 profissionais contratados em regime celetista e demitidos sem FGTS e outras verbas rescisórias. A ação será movida pelo Sindmepa devendo exigir ainda a diferença retroativa a congelamento salarial nos últimos oito anos. Os interessados em compor a ação devem comparecer ao sindicato munidos de identidade, comprovante de residência, carteira de trabalho, contracheques e extrato analítico do FGTS.

 

ESPECIALISTAS PRA QUEM?

O governo federal acaba de atentar novamente contra o exercício da medicina no Brasil, desta vez interferindo na formação, mais especificamente nas especialidades médicas. Decreto já rechaçado por todas as entidades representativas da categoria médica brasileira determina que o Conselho Nacional de Educação estabeleça modelo de equivalência entre certificados de especialistas a serem emitidos pelos sistemas de ensino federal, estaduais, distrital e até municipais com as certificações da Residência Médica. A medida, se implantada, irá desqualificar a medicina brasileira e piorar ainda mais o atendimento do usuário do SUS. Nosso repúdio a mais essa ação do governo federal contra nossa categoria.

 

BANCADA FEDERAL

Ainda sobre o decreto de especialidades, solicitamos apoio da nossa bancada federal paraense nas negociações que estamos travando, em nível nacional, junto com outras entidades, no sentido de alterar o texto do decreto presidencial. É importante que nossa bancada atente para esse problema que traz riscos à formação médica e pode comprometer ainda mais a qualidade do atendimento do cidadão no serviço de saúde pública.

 

NOVOS CURSOS

Depois do curso de inglês exclusivo para médicos que inauguramos nesta semana, agora é a vez de nos voltarmos para o bom e velho português. Em setembro vai abrir a primeira turma do curso de Língua Portuguesa, no Sindmepa, com o professor João Carlos Pereira. Dicas de produção de texto e gramática à luz do novo acordo ortográfico serão a tônica do curso, previsto para ter início no dia 1º de setembro. E seguem abertas as inscrições para o Master Médico, curso da Dalmass, em parceria com o Sindmepa, que capacita médicos em áreas como Saúde da criança; Saúde da mulher; Saúde do adulto e idoso; Urgência e emergência e Direito médico. As aulas do Master Médico começam em outubro.

 

CALOTEIROS

A pedidos, estamos republicando a lista de municípios que dão (ou já deram) calotes em médicos. Já integram este seleto grupo os municípios de Bragança, Marituba, Igarapé-Miri, Santa Izabel, Castanhal, Tailândia, Irituia, Salinas, Capanema, São Domingos do Araguaia e Marapanim. Fique atento. Não aceite tirar plantões nesses municípios. Você, com certeza, pode ser a próxima vítima.

 

EM TEMPO

Alô, alô, médicos de Parauapebas, Itaituba e Oriximiná. O caloteiro Iasep está na área para credenciar médicos desavisados que queiram prestar serviços para o Instituto. Daqui vai o nosso alerta: O calote aos outros médicos já está em sete meses.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que