Nova diretoria de Médicos Escritores toma posse

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – regional Pará (Sobrames-PA) tomou posse na noite de ontem (17), na Academia Brasileira de Letras. O novo presidente da sociedade – para um mandato de dois anos – é o médico Amaury Dantas e o seu vice, Alípio Bordalo.

Durante a posse o presidente lembrou da história da sociedade, ao longo dos seus 15 anos, e a importância que ela tem para o Estado. Ele ressaltou, ainda, que o principal objetivo da Sobrames-PA é congregar médicos e escritores para possibilitar maior acesso à cultura, mais arte e mais talento. “É possível trabalhar com várias linguagens, como a escrita, a música, a fotografia. E o objetivo é congregar todos”, disse Amaury Dantas.

Para ele, a sociedade deve estimular os médicos à arte e à cultura, aproveitando a estrutura e capacidade dos hospitais de reunir médicos e estudantes de medicina para promover pelo menos uma vez ao mês interações dos profissionais com a cultura.

De acordo com Amaury Dantas, ser eleito presidente da Sobrames-PA é um desafio e ao mesmo tempo uma honra, “sou médico há 30 anos, fui presidentes da sociedade médico cirúrgica, presidente da Unicred, sou escritor com livro publicado, então acredito que este conjunto de experiência me trouxe até aqui”, disse.

Belém 400 anos

Para homenagear os 400 anos de Belém, a Sobrames-PA vai lançar um livro de coletânea de textos literários e fotografias. Segundo o presidente, a obra reunirá poesias, contos e crônicas escritos por médicos. “O livro é uma manifestação de amor, de carinho e de afeto que os médicos têm para a cidade de Belém”, disse. Dantas explica ainda que os textos também podem ser escritos por estudantes de medicina, já as fotos não precisam ser necessariamente de médicos “queremos registrar tudo o que temos de mais bonito”, afirmou.

Os textos e as fotos podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede do Sindicato dos Médicos do Pará ou na Sociedade Médico-Cirúrgica. O livro será lançado no próximo ano, no aniversário da cidade.

Foto: Igor Mota