Residentes elegem diretoria da Amerepa

Médicos residentes paraenses elegeram hoje a primeira diretoria oficial da Associação de Médicos Residentes do Pará (Amerepa), que vai dirigir a entidade no primeiro mandato de sua fundação. Renan Cruz, residente da Santa Casa, foi o médico eleito para presidir a entidade, durante o mandato de um ano. Como vice-presidente, foi eleito Hildebrando Ribeiro Junior, também da Santa Casa. A melhoria da qualidade do ensino médico no Brasil é o maior desafio que se coloca à nova entidade, que funcionará provisoriamente na sede do Sindmepa.

20150903_132802

“A expectativa é de ser um recomeço da nossa organização, com objetivo de melhorar a qualidade do serviço de residência médica e a qualidade da formação médica para nós que estamos no serviço e para os médicos que virão no futuro”, disse Renan Cruz. Ele destacou que o principal desafio da nova entidade é a mobilização dos residentes em torno do movimento nacional de paralisação, puxado pelas entidades nacionais de médicos residentes. “Faremos uma reunião inicial para finalizar a organização e a próxima será para decidirmos sobre a paralisação nacional marcada para o dia 24 de setembro”.

Para Hildebrando Ribeiro, “qualquer movimento começa com organização. Sem isso, ficamos fragilizados. Com a criação da Amerepa seremos multiplicadores e temos certeza de que vamos conseguir melhores condições de aprendizado”.

A presidente da Santa Casa, Rosângela Monteiro, esteve no Sindmepa para participar das eleições da nova diretoria da entidade e conversou com os residentes sobre a ideia de participação dos residentes no Conselho Gestor da Santa Casa. Ela se colocou à disposição para discutir problemas inerentes à categoria no hospital.

O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, afirmou que o Sindmepa considera fundamental a organização dos médicos residentes e a Amerepa vem para tornar esse sonho realidade. “Desde sempre apoiamos o movimento dos residentes e não será diferente com a Amerepa. Terão todo nosso apoio, a começar pela sede, que será nas dependências do Sindicato”, declarou.