Sindmepa Informa – 13.09.2015

BOA NOTÍCIA

Diretor do Sindmepa realizou, esta semana, uma visita técnica em quatro unidades de saúde de Belém – Jurunas, Sacramenta, Bengui I e Tapanã – que a secretaria de saúde do município se comprometeu em prover equipamentos para atendimento de urgência e emergência, inclusive com equipe 24h, para aliviar o atendimento no PSM do Guamá. Durante a visita, o diretor confirmou as informações dadas pela Sesma e constatou o funcionamento das quatro unidades. Enfim uma boa notícia!

CAOS I – METROPOLITANO

Médicos que trabalham no Hospital Metropolitano denunciaram, esta semana, ao Sindmepa que o hospital está um verdadeiro caos. Vários pacientes amontoados nos corredores esperando por atendimento, mais de 20 pessoas aguardando por cirurgia e outros esperando por avaliação. Os profissionais afirmam ainda que os médicos que trabalham como pessoa jurídica para o hospital estão há três meses sem receber.

CAOS II – MARABÁ

E por falar em não receber, médicos do Hospital Regional de Marabá também denunciaram que aqueles que trabalham como pessoa jurídica no local não recebem há três meses.

Caos III – MARAPANIM

Em Marapanim, o Hospital Municipal está abandonado. Não há internação de pacientes por falta de infraestrutura e de medicamentos. A escala de plantonistas médicos está incompleta e há suspeitas de que nos horários em que não há médicos no local, profissionais de outras áreas atendem no lugar. O caos na saúde se alastra.

CRISE EM PARAGOMINAS

De acordo com uma denúncia feita ao sindicato, a população de Paragominas estaria sofrendo sem atendimento adequado, após a demissão, sem nenhum comunicado prévio, de cinco médicos que trabalhavam na clínica médica no Hospital Regional Público do Leste. Segundo as informações, este fato fez com que apenas um médico fique responsável sob a clínica médica e como resultado, em apenas uma semana, 19 pacientes foram a óbito em uma UTI de 20 leitos.

CORRIDA DA SAÚDE

O Sindmepa e o Sindicato dos Estabelecimentos dos Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa) irão reunir autoridades, patrocinadores, atletas e convidados especiais para o coquetel de lançamento da Corrida e Caminhada da Saúde. O lançamento oficial do evento acontece na terça-feira (22), no Sindmepa.

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Setembro é o mês de conscientização sobre o mal de Alzheimer, por esse motivo a Associação brasileira de Alzheimer organiza uma vasta programação de conscientização sobre a doença. Este ano, o lema da campanha é “Alzheimer: eu não esqueço”, o evento tem como objetivo sensibilizar a população e reduzir o estigma que cerca a doença e afasta as pessoas da identificação de sintomas e do enfrentamento do problema.

PILANTRAGEM

A Pró-Saúde, Organização Social para a qual o Hospital Oncológico Infantil foi privatizado, está forçando os oncologistas a se constituírem como pessoa jurídica para serem contratados numa burla à legislação trabalhista. A SESPA já foi informada e esperamos que o governo Jatene mantenha seu compromisso com os trabalhadores médicos. O Sindmepa também já reuniu com promotores do Ministério Público do Trabalho. Se a Pró-Saúde insistir será instaurado processo naquele órgão.