Sindmepa Informa – 27.09.2015

DESCASO

Trabalhadores da UPA II de Ananindeua relataram ao Sindmepa a precariedade do funcionamento da unidade de saúde. Há falta de materiais básicos como gaze, atadura, álcool e luvas, e também de medicamentos como benzetacil e ampicilina, essenciais ao atendimento de U/E. Falta até mesmo água mineral na unidade. Não há condições mínimas de trabalho e os profissionais ficam expostos a agressões verbais por parte da população. Um ofício já foi enviado à prefeitura de Ananindeua exigindo melhorias. O mesmo problema também ocorre na UPA I de Ananindeua e na de Icoaraci.

CORRIDA E CAMINHADA

Últimos dias para inscrições na 1ª Corrida e Caminhada da Saúde, promovidas pelo Sindmepa em parceria com o Sindesspa. Na última terça, 22, houve o lançamento do evento, que acontece no dia 4 de outubro, reunindo autoridades, patrocinadores, atletas e convidados especiais em um coquetel na sede do Sindmepa. O percurso da corrida é de 10 quilômetros de extensão enquanto a caminhada terá cinco. A saída é da sede do Sindmepa. Pessoas a partir dos 18 anos podem participar. Faz bem ao corpo e à mente.

PROTESTO SOLIDÁRIO

Doar sangue foi a forma que mais de 100 residentes do Pará encontraram para marcar o protesto da categoria que acompanha o movimento nacional pela valorização da residência médica. Atenderam ao chamado da Amerepa e do Sindmepa, que apoiou a ação, indo ao Hemopa para uma ação solidária. Melhor estrutura nos hospitais e isonomia com a remuneração dos médicos do programa Mais Médicos, são algumas das bandeiras do grupo. Na próxima semana, vão discutir condições de trabalho e ensino no HOL, local que concentra os maiores problemas envolvendo residentes no Pará.

SANTARÉM

Uma extensa agenda foi cumprida por diretores do Sindmepa à Santarém nesta semana, incluindo visitas ao hospital municipal e ao regional de Santarém, seguidas de reuniões com diretores dos hospitais e audiência com o secretário municipal de saúde. Eles também participaram da plenária regional para escolha de delegados à plenária geral que elegerá representantes ao CES. Aliás, com o impedimento da participação de nosso delegado, estamos estudando a possibilidade de recorrer ao pleno para anular a plenária.

TRANSPLANTES

Uma reunião da comissão de transplantes do Estado nesta semana revelou mais uma vez a estagnação do setor. Concordamos que é preciso ampliar a participação de entidades na comissão de trabalho e estudar medidas de estímulo à doação e de melhoria da infraestrutura para a realização da captação e transplantes. Um panorama do setor exibido na reunião mostrou um quadro desolador. Somos um dos últimos estados em número de doadores e na captação, nem se fala. Triste.

MÉDICOS ESCRITORES

Segue até o dia 30 o prazo para entrega de trabalhos (textos e fotos) para participar do livro sobre Belém que a Sociedade Brasileira de Escritores Médicos regional Pará (Sobrame-Pa) vai lançar em homenagem ao aniversário de 400 anos da cidade, em janeiro do ano que vem. A nova diretoria da Sobrame tomou posse há duas semanas, tendo como presidente o médico Amaury Dantas e Alípio Bordalo, como vice. Parabéns!

CONSELHO

Na última quarta-feira houve a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Belém. O diretor de Comunicação, Wilson Machado, nos representou como membro suplente do Conselho, que tem como titular nosso diretor João Gouveia. Agora teremos mais um espaço para discutir o caótico sistema de saúde no município de Belém.