Sindmepa e Sesau dão continuidade às discussões sobre as UPAS da Cidade Nova e Icuí-Guajará

Para dar continuidade às discussões acerca das UPAS da Cidade Nova e Icuí-Guajará, uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira, 28, na Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), com a participação de diretores do Sindmepa e das duas unidades de saúde.

Entre as pautas de discussão está a instalação de um conforto médico na UPA da Cidade Nova, que segundo o secretário municipal de saúde, Paulo Trindade Campos, ficará pronto até o dia 15 de novembro. “O local já está estruturado e só estamos esperando a entrega dos beliches”, destacou o secretário.

P1090687

A falta de materiais básicos e medicamentos são um dos problemas enfrentados pelas duas unidades, que de acordo com a gestão municipal, serão repostos em até um mês. “Estamos fazendo de tudo para tentar resolver esses problemas com um orçamento bastante limitado”, ressaltou o secretário.

Quanto a segurança nas duas unidades, a diretora da UPA da Cidade Nova, Rejane Frazão, frisou que reuniões estão sendo realizadas com a Guarda Municipal e Polícia Militar e Civil para reforçar a segurança nos dois locais. “Na UPA da Cidade Nova estamos tentando instalar um posto da Polícia Civil, que ficou de nos dar um posicionamento”, acrescentou Rejane.

Outra reclamação dos funcionários que atuam nas duas unidades é a falta de agilidade na realização dos exames laboratoriais. De acordo com Paulo Campos, um veículo ficará lotado na UPA da Cidade Nova e fará o transporte do material coletado até o ambulatório, o que agilizará o serviço. O veículo também ficará à disposição da UPA do Icuí-Guajará.

Em virtude da dificuldade financeira, a gestão sugeriu uma proposta a fim de resolver a situação da redução dos plantonistas noturnos. “Ou mantemos as equipes médicas completas, mas sem o pagamento de bonificações, ou faremos a redução dos plantonistas noturnos de quatro para três na UPA do Icuí-Guajará, e de seis para cinco na UPA da Cidade Nova”, propôs o secretário. A proposta está sendo analisada pela categoria.

Para o diretor do Sindmepa, João Gouveia, qualquer decisão tomada pela categoria quanto à essa proposta será acatada pelo sindicato. “Nós estamos aqui para apoiar a categoria médica e ajudar no que for preciso”, ressaltou Gouveia. “Nós também iremos ajudar a eleger um diretor clínico para a UPA da Cidade Nova que irá melhorar a comunicação entre o corpo clínico e a gestão municipal, agilizando a realização de pendências e demandas apresentadas pela categoria”, acrescentou.

Sobre o pagamento das bonificações de plantões realizados em 2014 e 2015 nos períodos de Natal, Ano Novo e outras datas festivas, a gestão se comprometeu em pagar até dezembro deste ano.

Participaram da reunião os diretores do Sindmepa João Gouveia, Erivaldo Pereira e Emanuel Resque ; as diretoras das UPAS da Cidade Nova e Icuí-Guajará, Rejane Frazão e Karla Madeira, respectivamente; médicos que atuam nas duas unidades, Mário Albuquerque, Hugo Farias, Edgar Azevedo e João Batista; e o secretário municipal de saúde, Paulo Trindade Campos e seus assessores.