Sindmepa Informa – 04.10.2015

CORRIDA DA SAÚDE

Neste domingo, estamos realizando a Corrida e caminhada da Saúde, uma iniciativa do Sindmepa, em parceria com o Sidesspa. Chegamos ao limite de inscritos, com sucesso absoluto em nosso evento. Promover a Corrida e caminhada da saúde é uma forma de dar nossa contribuição para que a população tenha mais saúde.

SEM ACORDO

Médicos plantonistas que trabalham nas UPAs da Cidade Nova e Icuí Guajará, em Ananindeua, estão pré-dispostos a entregar a escala de trabalho, caso não entrem em acordo com a secretaria de saúde do município. A decisão veio após uma assembleia geral, no Sindmepa, para discutir as condições de trabalho e a redução de plantonistas noturnos nas duas UPAs. Assinamos embaixo. Todos os problemas apontados serão discutidos amanhã, em audiência com o secretário de saúde de Ananindeua.

SESPA AUDIÊNCIA

O titular da Sespa, Vitor Mateus, informa que a secretaria já enviou ao reitor da UFPA minuta do contrato de comodato que as duas instituições devem assinar para que o Estado finalmente assuma o gerenciamento da Unacom do Hospital escola João de Barros Barreto. A informação veio durante audiência do Sindmepa com o titular da secretaria, na última quinta-feira. Ele disse ainda que o Hospital Oncológico Infantil será inaugurado no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, com previsão de funcionamento para o dia 5 de novembro.

PCCR DA SAÚDE

Será amanhã, na Sead, a reunião para tratar do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do pessoal da saúde do Estado. Com mais de 20 anos de atraso, o Estado corre para tentar fechar neste ano o projeto do PCCR. Sobre a minuta de projeto apresentada pela Sead, apresentamos propostas e amanhã esperamos fazer os últimos ajustes no projeto. A ideia é contemplar a meritocracia em relação à assistência para valorizar aqueles servidores mais dedicados.

VISITA A SANTARÉM

Uma ampla pauta de visitas e reuniões com autoridades e colegas médicos foi cumprida em nossa última visita técnica ao município de Santarém, realizada pelos diretores João Gouveia e Waldir Cardoso. Os problemas dos demais municípios do Pará se repetem na ‘pérola do Tapajós’: falta de tomógrafos, falta de pediatras no atendimento na emergência e preceptores, são alguns problemas do Hospital Municipal. No Regional, tomógrafo e arco cirúrgico estão com defeito. Também registramos Upas subutilizadas e médicos contratados como pessoa jurídica em burla à legislação. Nenhuma novidade!

IDOSO CIDADÃO

Esta semana foi comemorado o Dia Internacional do Idoso e para marcar a data, o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa realizou no Sindmepa um ciclo de debates, com foco na saúde e na gratuidade do transporte público para idosos. Parabenizamos a categoria por lutar pelos seus direitos de cidadãos, especialmente num momento em que o Brasil está prestes a ter uma população de idosos maior que de jovens. O evento fez alusão ao dia do idoso e aos 12 anos de implantação do Estatuto do Idoso no país, ambos comemorados dia 1º de Outubro.

AGE FEMAM

Uma intensa pauta política e administrativa, que incluiu Assembleia Geral, reuniões com autoridades responsáveis pela gestão da saúde no estado, visitas aos principais hospitais públicos da capital, coletiva com a imprensa, inauguração da nova sede do sindicato dos médicos local e comemorações pelo Dia do Médico foi cumprida pelo presidente da Federação Médica da Amazônia e por representantes dos sindicatos médicos da região e da Federação Médica Brasileira em Porto Velho, estado de Rondônia, nesta última semana.