ter

abr 23, 2024

Sindmepa Informa – 18.10.2015

DIA DO MÉDICO

Neste dia 18, nós, médicos brasileiros não teríamos muitos motivos a comemorar. Ambientes de trabalho precários, contratos defasados, ausência de direitos trabalhistas e excesso de trabalho são algumas das mazelas que assolam nossa categoria sem perspectivas de mudanças a curto e médio prazo. Mas, estar presente no dia a dia das pessoas, cuidando de sua saúde é nosso lema e nosso maior incentivo para continuar na missão que escolhemos: salvar vidas humanas. Parabéns a todos os médicos e médicas do Pará e do Brasil.

CAMPANHA

Visitamos na semana que antecedeu o Círio as instalações do Hospital de Campanha da Força Nacional do SUS, instalado no galpão dez da Companhia Docas do Pará (CDP) para desafogar a demanda das procissões. Vale observar que o local, que funcionou de maneira provisória, estava bem estruturado e com equipamentos de alta qualidade, o equivalente a uma UPA básica de porte 1. Aliás, no quesito equipamento estava mais bem equipada que muitas unidades de saúde do município, que funcionam de forma ininterrupta e não apresentam melhorias, continuando com atendimento precário.

BATE REBATE

A visita técnica do Sindmepa a Santarém já gerou sua primeira reação. A Câmara do município, que recebeu o relatório técnico, discutiu os problemas apontados e solicitou audiência com o secretário municipal de saúde, pedindo esclarecimentos sobre as providências que serão tomadas para sanar os problemas apontados pelo Sindicato. O presidente da Câmara parabenizou a ação do Sindmepa em buscar soluções das demandas coletivas da saúde local.

NOVA SEDE

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde) inaugurou sua sede própria esta semana em bonita festa prestigiada pelo nosso diretor, João Gouveia. Parabéns aos colegas da área da saúde por mais esta vitória.

PLENÁRIA DO CES

O Sindmepa indicou cinco delegados e dois suplentes à plenária metropolitana I que escolheu delegados à Plenária Estadual que elegerá as entidades a compor o próximo Conselho Estadual de Saúde (CES). Ao todo, nove plenárias regionais devem anteceder à plenária estadual, culminando com a eleição que definirá a composição do novo conselho no dia 24 de novembro.

DENÚNCIA AO MPT

Denunciamos ao Ministério Público do Trabalho a coação que médicos do Hospital Ophir Loyola estão sendo submetidos para constituir Pessoa Jurídica (PJ) com o fim de ser contratados pelo Hospital oncológico infantil, o que constitui crime de burla à legislação trabalhista. Solicitamos audiência com o novo procurador geral do MPT para discutir de forma ampliada este assunto, já que este tipo de relação de precarização trabalhista está se alastrando no estado.

AGROTÓXICOS: IMPACTOS

Participamos da Semana Nacional de Mobilização de combate aos impactos causados pelos agrotóxicos no homem e no meio ambiente, promovido pelo Fórum estadual de combate aos impactos dos agrotóxicos. Um importante instrumento que resultou do Fórum foi o Manual de Vigilância em Saúde das populações expostas ao agrotóxico.