Sindmepa Informa – 25.10.2015

BACHAREL NÃO

Foi aprovado esta semana na Câmara Federal projeto do deputado Luiz Mandetta, que determina a substituição do termo “bacharel em medicina” pela palavra “médico” nos diplomas expedidos pelas faculdades brasileiras. A alteração facilita o reconhecimento em outros países de diplomas expedidos no Brasil. Mas a matéria ainda será apreciada pelo Senado.

BRASÍLIA NA PAUTA

Nossos diretores João Gouveia e Waldir Cardoso cumpriram, esta semana, vasta pauta na capital federal. Participaram do Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar, no CFM, e da sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, na Câmara dos Deputados, ocasião em que a Federação Médica Brasileira foi chamada a compor a mesa em sua primeira aparição oficial enquanto entidade médica nacional, representada por Waldir Cardoso. Um reconhecimento ao nosso trabalho e dos companheiros.

CARREIRA DE MÉDICO

Pelo pronunciamento dos deputados federais que participaram da sessão especial alusiva ao Dia do Médico, no plenário Ulisses Guimarães, não teremos problemas em aprovar na Câmara a PEC 454/09, que cria a Carreira de Estado para o Médico do SUS. O desafio agora é a mobilização das bancadas federais pelos Estados para aprovar em primeiro turno, ainda nesta sessão legislativa, que termina no dia 22 de dezembro. Vamos à luta.

BAILE

O Baile do Médico, realizado mais uma vez com sucesso no sábado passado, como sempre muito prestigiado pela categoria. Nossa proposta é que o próximo seja realizado em um espaço mais amplo para maior alegria dos bailarinos de plantão.

AUDIÊNCIA SESAU

Na próxima quarta-feira, 28, teremos audiência com o secretário de saúde de Ananindeua. Na pauta, os problemas crônicos das Upas de Icoaraci e Icuí. Já promovemos a eleição do diretor clinico da UPA do Icuí e vamos organizar agora a eleição do diretor clínico da UPA da Cidade Nova.

CONTRATOS ESCRITOS

A lei 13.003/2014, que determina a obrigatoriedade de contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e médicos, está em vigor e a data limite para sua assinatura é 22 de dezembro, próximo. Alertamos aos médicos que não assinem nenhum contrato sem a anuência das entidades médicas. Estamos trabalhando para garantir negociação vantajosa para a categoria.

RETORNO

Na última terça-feira, 20, o Sindmepa retomou sua participação no Conselho Municipal de Saúde, em sua 8ª reunião ordinária. O diretor titular, João Gouveia (em missão em Brasília), foi substituído pelo suplente, Wilson Machado, que registrou a necessidade de médicos nos plantões também no período da noite, feriados e fins de semana compondo a equipe de profissionais à disposição dos usuários de álcool e drogas.

AGONIA

Realizamos na última sexta-feira, no Sindmepa, mais uma reunião de trabalho com a equipe técnica da Sesma, ligada à urgência e emergência para discutir os problemas inerentes ao setor. Médicos relataram a difícil convivência no hospital com registro até mesmo de agressão física e verbal por parte de pacientes inconformados com a situação. Persiste o estado de guerra e ainda temos pela frente três meses de agonia até a entrega pela PMB do PSM da 14 reformado.