ter

fev 27, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

fev 27, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Hoje é dia de prevenção à pneumonia

O dia 12 de novembro é marcado pelo Dia Mundial da Pneumonia. A doença é caracterizada por infecções que se instalam nos pulmões.

Existem três formas de o indivíduo contrair a pneumonia, através de fungos, vírus ou bactérias. Em geral, a pneumonia pode ocorrer quando um germe, altamente virulento, entra no organismo do paciente. Outro fator é quando há uma falha no sistema de defesa das vias respiratórias e esses micro-organismos chegam ao tecido pulmonar, causando infecção.

Entre os sintomas da doença estão febre alta (acima de 38°), tosse, falta de ar e secreção purulenta, alteração na pressão arterial, dor torácica, entre outros.

São fatores de risco para a doença: Fumo, o tabaco por si só causa reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores nos pulmões; álcool, pessoas que bebem têm a imunidade diminuída e uma diferente capacidade de coordenação do sistema respiratório; outro fator de risco a considerar é a existência de uma doença pulmonar prévia, por exemplo, a bronquite crônica. O comprometimento do sistema imunológico facilita o aparecimento de pneumonias.

É importante ressaltar que essa doença pode ter evolução muito rápida. Por isso, ao sentir os primeiros sintomas procure o atendimento de um médico.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que