Sindmepa Informa – 22.11.2015

POSSE

No próximo dia 27 será a cerimônia solene de posse da nova diretoria colegiada do Sindmepa, triênio 2015-2018. No mesmo dia, haverá a cerimônia de fundação e posse da Federação Médica Brasileira, cujo primeiro presidente será nosso diretor, Waldir Cardoso. A cerimônia será no auditório da Unicred, às 19h. Todos os colegas, desde já, convidados.

PROTOCOLO

A visita técnica do Sindmepa a Redenção nesta semana rendeu vários frutos: além da eleição dos delegados sindicais da região, resultou também na elaboração de um protocolo com a participação das polícias Civil e Militar, Ministério Público, Secretaria de Saúde do município e o Sindmepa para sacramentar as decisões tiradas no debate sobre perícia médica promovido pelo sindicato no município. O MP ficou de encaminhar uma recomendação neste sentido.

MOÇÃO

Ainda na mesma viagem, que incluiu audiências com diversas autoridades locais, inclusive o prefeito e o secretário de saúde, a Câmara de Vereadores decidiu aprovar uma moção de repúdio contra a ação do delegado local, que prendeu médicos por se recusarem a assinar laudos periciais. Na semana passada, deputados que participaram de uma sessão itinerante no município também aprovaram moção de repúdio ao mesmo delegado.

NATAL

Até a segunda quinzena de dezembro, a comissão estadual que combate os acidentes com escalpelamento nos rios do Pará estará arrecadando doações para as vítimas e às comunidades ribeirinhas. O Sindmepa, que integra a comissão, participa da campanha disponibilizando suas instalações para a coleta de doações. Podem ser doados alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas. Vamos ajudar, pessoal.

VACINAÇÃO

Vai até o dia 12 de dezembro a campanha de vacinação contra os vírus HPV e Herpes-zóster, voltada exclusivamente para médicos e seus dependentes, uma iniciativa do Sindmepa, em parceria com o laboratório MSD. Os interessados podem acessar a campanha pelo endereço http://sindmepa.campanha.pro.br/ ou pelo nosso site: www.sindmepa.org.br.

BARRIL DE PÓLVORA

A falta de providências e o descaso da Sesma em relação às queixas dos médicos está tornando insustentável a convivência entre o poder público municipal e a categoria. Aliado a isso, não param de chegar denúncias de assédio moral contra médicos que apontam as péssimas condições de trabalho em que são obrigados a atuar. Agora, são os anestesiologistas da Coopanest que tiram plantões no PS da 14, Guamá, Samaritano e Mosqueiro que também se insurgem contra a falta de pagamento da Sesma. O cenário de caos aponta, inevitavelmente, para uma paralisação. Todos à AGE do dia 25, onde vamos discutir esses e outros assuntos de interesse da categoria.

HONORÁRIOS JUSTOS

Envio de contrato padrão para contratualização às sociedades de especialidades e médicos em geral; manutenção do movimento de descredenciamento individual dos planos de saúde que aviltam honorários; utilização da CBHPM em vigor como parâmetro de negociação; e a continuidade de negociações por meio da Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM). Essas foram as decisões tiradas na AGE da CEHM, na noite de quinta-feira, no Sindmepa. Juntos somos mais fortes.