Federação Médica Brasileira divulga manifesto de apoio à greve nacional dos médicos residentes

A Federação Médica Brasileira (FMB) aprovou ontem um “manifesto de apoio” ao movimento de paralisação dos médicos residentes, deflagrado em todo o Brasil no último dia 08. No Pará, cerca de 100 médicos residentes da Santa Casa de Misericórdia aderiram ao movimento e entraram em greve, por tempo indeterminado, na última segunda-feira. Na nota, a FMB destaca a legitimidade do movimento em função da “perda sistemática da qualidade do ensino no Brasil”; defasagem dos valores pagos aos médicos residentes; falta de investimento; falta de avaliação nos programas e pelo “desmanche da residência médica no País”, promovido pelo programa Mais Médicos.

A FMB foi fundada oficialmente no final do mês passado. Reúne 14 sindicatos médicos brasileiros, tem sede em Belém e é presidida pelo médico Waldir Cardoso.

Confira o manifesto da FMB, na íntegra:

manifesto_apoio-fmb1 manifesto_apoio-fmb2