IFMSA Brazil declara apoio à greve nacional dos médicos residentes

A Internacional Federation of Medical Students’ Association of Brazil (IFMSA Brazil) declarou apoio à greve nacional dos médicos residentes que já dura 11 dias. A IFMSA Brazil é uma organização não governamental, suprapartidária e sem fins lucrativos, formada por estudantes de medicina de todo o Brasil e é ligada a diversas agências mundiais, como ONU, UNICEF, OMS, UNESCO.

Em nota, a federação se solidariza e apoia o movimento em favor da valorização da Residência Médica no País. “A IFMSA Brazil considera que a Residência Médica se apresenta como base estruturante do SUS tanto para formação de quadros para assistência quanto para atendimento à população brasileira. Assim sendo, alinhados ao papel da ANMR, consideramos legítima a Paralisação Nacional dos Médicos Residentes, que ocorre desde o dia 8 de dezembro em diversas cidades do país”.

Leia a nota na íntegra aqui

A greve

Cerca de 100 médicos residentes da Santa Casa paralisaram as atividades acompanhando a greve nacional da categoria. A decisão foi tirada em assembleia geral realizada no último dia 9, devido o não cumprimento de reivindicações feitas ao Ministério da Educação pelo Movimento, representado pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). A greve segue por tempo indeterminado, garantindo a manutenção de 30% dos residentes em ação.

Os Residentes criticam, entre outras coisas, o fato da abertura de novas vagas para residência médica de forma indiscriminada pelo Governo Federal, com caráter “unicamente eleitoreiro”, sendo que, segundo dados do próprio MEC, cerca de 46% das vagas de residência existentes encontram-se ociosas.