Moção de Apoio aos médicos peritos da Previdência Social

A diretoria da Federação Médica Brasileira (FMB) divulgou nota de apoio à greve dos peritos-médicos do INSS. Reproduzimos abaixo a nota, na íntegra:

Moção de APOIO aos médicos peritos da Previdência Social

A Federação Médica Brasileira (FMB) vem a público apresentar sua preocupação pela falta de diálogo por parte do governo federal com os peritos-médicos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e manifestar apoio a estes profissionais.
Há quase três meses em greve, estes quase cinco mil servidores reivindicam melhores condições em seu ambiente de trabalho, incluindo o aprimoramento da sua segurança, o seu reconhecimento como uma carreira de estado imprescindível, não sujeita à terceirização.
Estes trabalhadores são responsáveis pelo justo ordenamento do gasto público, da ordem de 2% do PIB nacional, contribuindo para a distribuição de renda entre os segurados da maior previdência da América Latina, realizando mais de 14 milhões de perícias anuais, que beneficiam, sobretudo, a parcela mais necessitada da população e também os municípios menos desenvolvidos.
Os membros desta Federação solicitam do governo federal uma resposta urgente para o impasse. A falta de uma proposta viável mostra a falta de respeito e de compromisso por parte da União em resolver problemas como a desvalorização destes médicos e a falta de maior divulgação sobre o papel e a função dos peritos-médicos para a população.
O alarmante e recorde número de cerca de 2,5 mil exonerações ocorridas nos últimos anos demonstra que é preciso levar muito a sério as agressões, as ameaças e as ofensas frequentemente sofridas por estes profissionais médicos, além da progressiva defasagem salarial, incompatível com o nível de formação, com os requisitos para a investidura no cargo, com a responsabilidade, com a complexidade, com a penosidade e com a importância da atividade.
A FMB entende que o bom senso deve prevalecer e o poder público deve apresentar propostas capazes de contemplar estes servidores garantindo o correto funcionamento da Previdência Social, imprescindível para milhares de brasileiros.

Diretoria da FMB