ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 24.01.2016

SEM ANESTESIA
Imagine a que ponto pode chegar a irresponsabilidade do gestor do SUS! O secretário de saúde do município de Ananindeua, cidade com 500 mil habitantes, cancelou o contrato de prestação de serviços em anestesiologia com a cooperativa destes profissionais, única a oferecer este tipo de serviço no estado do Pará. Pergunta-se: quem responderá judicialmente pelo risco de morte ou de agravamento das patologias cirúrgicas em consequência da impossibilidade de realizar-se as cirurgias necessárias para os tratamentos nestes casos?

FIM DE GREVE
Acabou a greve nacional do INSS, sem ter chegado a nenhum acordo, infelizmente. No Pará, os médicos peritos procuraram o Sindmepa e já tinham encerrado o movimento, com negociação de reajuste e reposição dos dias descontados, com plano de atendimento da demanda reprimida, num ato de boa vontade que, esperamos, seja honrada. Isto não impede que as negociações prossigam pela ANMP e o Sindmepa, que continua à disposição dos colegas.

CURSO DE FRANCÊS

Ainda há vagas para a turma do curso de francês, promovido em parceria com o Sindmepa, com descontos para associados e dependentes. O curso se inicia no próximo dia 28, sendo que o primeiro módulo terá duração de cinco meses. Os descontos são de 50% nas mensalidades e as aulas são no próprio Sindmepa. Vale a pena aprender mais uma língua.

CONTRATOS
Promotora do MPT garantiu o direito líquido e certo dos médicos que prestam serviços à Prefeitura de Belém sem qualquer vínculo empregatício. A partir de agora, disse a promotora em audiência realizada esta semana, todos “que quiserem” terão contratos assinados com a Sesma, inclusive a médica grávida que estava em risco de perder o direito à licença-maternidade. Apesar da expressão “que quiserem”, perfeitamente dispensável, valeu recorrermos ao MPT para intermediar essa difícil relação entre médicos e o município de Belém. Mas vamos continuar lutando pelo PCCR e o concurso público.

GRATIFICAÇÃO
Em audiência esta semana, o secretário de estado de saúde, garantiu a regularização do pagamento da Gratificação de Alta Complexidade aos médicos dos hospitais públicos do estado (Santa Casa, HCGV, HOL e Abelardo Santos) que tiveram descontos da gratificação no ano passado. Os descontos serão ressarcidos de acordo com a programação de cada instituição.

CONVOCAÇÃO MPT
Tendo em vista as precárias condições e jornadas de trabalho, problemas de diferenças salariais e negação de direitos trabalhistas dos profissionais contratados pela PRÓ-SAÚDE, o Sindmepa decidiu denunciar o caso ao Ministério Público do Trabalho, que por sua vez, resolveu apurar os fatos, entendo por necessário ouvir TODOS os médicos. Ressaltamos que a convocação do MPT se mostra um procedimento padrão, sem preocupação maiores, bastando informar, tão somente, as verdades dos fatos.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que